ESTORIL- Um incêndio, que deflagrou, esta quarta-feira, num veículo estacionado no parque subterrâneo do Continente Modelo, na Galiza, Estoril, foi extinto por clientes com recurso a extintores, confirmou, a Cascais24Horas, Bruno Carvalho, 2º Comandante dos Bombeiros do Estoril.
Segundo Bruno Carvalho, “o alerta para um incêndio rodoviário foi dado por volta do meio-dia e chegados ao local estava extinto, tendo os nossos operacionais efetuado o rescaldo e a ventilação da área”.
Uma cliente do espaço disse, por sua vez, a Cascais24Horas, “que os veículos dos Bombeiros tiveram que ficar no exterior, por este género de parques não possuírem altura para a entrada de um carro de combate a incêndios”.
Trata-se, explicou uma outra fonte, de uma “grave lacuna no regulamento de edificações”, que prevê apenas 3 metros de pé direito, quando “o ideal seria o dobro e assim, em caso de emergência, não existiria obstáculo ao acesso de veículos de combate a incêndios dos Bombeiros”.
Embora, em regra, os parques subterrâneos de médias ou grandes superfícies comerciais estejam equipados com sistema anti-incêndio, “todos eles deviam ter condições para que os carros de Bombeiros pudessem entrar”, concluiu a mesma fonte.
No concelho de Cascais, soube Cascais24Horas, não há nenhuma superfície comercial que, em caso de emergência, permita o acesso de veículos de combate a incêndios aos seus parques automóvel subterrâneos.
(Notícia publicada às 20h54)