MINISTRA do Ambiente e Energia com agenda cheia em Cascais
Notícia publicada às 21h35
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, passa esta sexta-feira a manhã no concelho de Cascais com uma agenda preenchida de visitas, a principal das quais à arriba da Bafureira.
A governante vai começar por visitar a intervenção em curso na Ribeira de Sassoeiros, seguindo-se uma visita à Arriba da Bafureira, cuja estabilização e reabilitação é há muito esperada.
Com oito metros de altura e 200 metros de extensão e sinalizada como área de risco elevado de derrocada – a última aconteceu em fevereiro último- vai ser alvo de obras de estabilização e reabilitação.
Com um custo total de 861 mil euros, a operação de intervenção para aquela arriba tem como objetivo conter o processo de erosão costeira, garantindo a recuperação e o reforço, minimizando as situações de risco de pessoas e bens, entre as praias de São Pedro do Estoril e das Avencas.
As ações previstas compreendem trabalhos preparatórios de limpeza e saneamento, o enchimento de cavidades de elevada expressão, a estabilização com recurso a betão projetado e pregagens, a estabilização com recurso a redes metálicas e pregagens, a reconstrução e a construção de muralha, a reabilitação da muralha existente e a reabilitação de estruturas de betão armado existentes e o preenchimento de cavidades.
Esta intervenção é financiada em 85% pelo Sustentável 2030- Programa Temático de Ação Climática e Sustentabilidade, tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia.
A visita da ministra a Cascais termina com um encontro com jovens voluntários na praia de São Pedro do Estoril.
Notícia relacionada