Ministra do Ambiente aplaude Cascais pelo “excelente trabalho” na renaturalização das ribeiras e pela requalificação das arribas
Notícia publicada às 15h09
Visivelmente “satisfeita” ao lado do Vice de Cascais Nuno Piteira Lopes com o que viu na visita que realizou, sexta-feira, a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, parabenizou a Câmara Municipal pelo “excelente trabalho” que tem vindo a realizar, sobretudo na limpeza e renaturalização das ribeiras.
Ao visitar a ribeira de Sassoeiros, acompanhada pelo Vice-presidente do executivo, Nuno Piteira Lopes e por Pimenta Machado da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a governante afirmou que “esta é uma forma de devolver a ribeira à população, onde antes era uma zona passiva, sem qualquer utilização, agora é um espaço muito agradável que as pessoas podem usufruir, passear, andar de bicicleta, praticar exercício físico”.
Orçada em 4,1 milhões de euros, dos quais 2,4 milhões cofinanciados, a limpeza e renaturalização da ribeira de Sassoeiros permitiu a regularização fluvial do leito da ribeira e a criação de três bacias laterais de amortecimento das cheias, com intervenção em 1,9 km ao longo da linha de água. Também os espaços adjacentes foram requalificados com a criação de 1,2 hectares de novos espaços verdes e 2,1 km de passeio pedonal e ciclovia, assim como diversas áreas de lazer.
Com um custo de 12 milhões de euros, o projeto de intervenção nas ribeiras de Cascais iniciou-se há dois anos com conclusão prevista para o próximo ano e abrange um total de 17 hectares, a criação de 6 hectares de novos espaços verdes, 4,8 km de percursos pedonais e ciclovias.
Referindo-se à importância do projeto de requalificação das ribeiras, o Vice-presidente Nuno Piteira Lopes explicou que “a qualidade da água das nossas praias começa na qualidade das nossas ribeiras”, assegurando que as praias de Cascais “são das melhores do País e é o melhor que temos a oferecer a quem nos visita e aos nossos munícipes”.
Antes de terminar a visita com um encontro com os jovens do Programa de Voluntariado Jovem Maré Viva, a ministra deslocou-se à praia da Bafureira. Aqui, através da monitorização de um drone, pôde constatar o estado atual das arribas que necessitam de intervenção urgente.
Apesar de ser da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, a Câmara Municipal de Cascais decidiu “forçar” o avanço dos trabalhos de contenção das arribas, contando com financiamento de fundos comunitários.
“Com esta visita está garantido que os trabalhos vão começar com urgência, para que na próxima época balnear, todos possam usufruir da praia da Bafureira em segurança”, prometeu o Vice-presidente Nuno Piteira Lopes, revelando, ainda, que “as arribas da Bafureira à Parede vão ser alvo de uma grande intervenção, sendo que o concurso público irá abrir até ao final do ano”.
Notícias relacionadas