18 de July, 2024
GNR alerta para burlas e revela novo “modus operandi” com negócios de carros
Segurança

GNR alerta para burlas e revela novo “modus operandi” com negócios de carros

Mar 2, 2024

Por REDAÇÃO | 17h49

O Comando-Geral da GNR divulgou, este sábado, uma nota na qual alerta as pessoas para vários tipos de burlas, revelando estar em curso um novo esquema fraudulento na área da compra e venda de veículos.

Os alertas, diz a GNR, visam contribuir para a prevenção e o combate aos diversos tipos de burlas e para a necessidade de sensibilizar os diferentes públicos-alvo.

Quanto ao novo modus operandi dos burlões este está relacionado com a compra e venda de veículos, em que por norma o suspeito deteta o veículo à venda online e contata o vendedor, dizendo que está interessado na viatura e que gostaria de ver/testar o mesmo, marcando um dia e local para o fazer. “No hiato temporal entre o contacto e o encontro com o proprietário, o suspeito coloca a viatura à venda online como sendo seu, por um valor muito inferior ao preço de mercado, aumentando assim exponencialmente o interesse no veículo e conseguindo desta forma arranjar facilmente um potencial comprador interessado, que é uma terceira pessoa”.

Normalmente, o dia da visita/teste à viatura o suspeito contata o legítimo proprietário, informando que não será ele a ver o veículo, mas sim outra pessoa, pedindo-lhe para não mencionar valores monetários. Após a visita efetuada, o suspeito informa o legítimo proprietário que quer comprar a viatura e que lhe irá efetuar uma transferência bancária, enviando-lhe um comprovativo de transferência bancária (não efetivada). Já na posse dos documentos do veículo, o suspeito negoceia a sua venda à pessoa que efetuou a visita ao veículo, e desta forma quando o legítimo proprietário se apercebe que a transferência bancária não foi efetivada, o suspeito realizou entretanto a venda e mudança de propriedade para a terceira pessoa (a que efetuou a visita). Esta é uma burla que, por norma, defrauda duas pessoas: o vendedor (legítimo proprietário) e comprador (terceira pessoa).

Neste contexto, a GNR alerta dever-se suspeitar de valores abaixo do mercado, bem como dos intermediários envolvidos no negócio, além de apurar, no momento da visita/teste, todos os pormenores e, finalmente, antes de entregar a documentação do veículo, confirmar a efetividade do pagamento por transferência bancária.

Estatísticas

Os crimes de burla denunciados à GNR registaram um aumento no ano passado, em comparação com 2022.

Em 2023 foram registados  21 548 crimes destacando-se a burla informática e nas comunicações com 7 303 ocorrências e burla com fraude bancária com 3 079 registos.

Em 2022, a Guarda tinha registado 17 969 crimes de burla, onde predominam as burlas informáticas e nas comunicações com 6 518 ocorrências e burlas com fraude bancária com 2 630 registos.

Eis o registo de burlas, por distrito, nos dois últimos anos, comunicados à GNR:

Distritos20222023*
Açores1015
Aveiro1 7802 245
Beja384459
Braga1 4551 662
Bragança163206
Castelo Branco441486
Coimbra693840
Évora309383
Faro1 7402 166
Guarda211286
Leiria801909
Lisboa1 9822 527
Madeira1312
Portalegre270365
Porto2 8753 192
Santarém1 0301 198
Setúbal2 1212 653
Viana do Castelo587612
Vila Real217241
Viseu7871 025
Local indeterminado10066
TOTAL17 96921 548

Em ambos os anos apurou-se que os distritos do Porto, Setúbal e Lisboa foram os que registaram maior número de casos, pese embora a existência de ocorrências dispersas por todo o território nacional.

A GNR apurou que as ocorrências com mais incidência dizem respeito ao modo de atuação de compra e venda de bens, MB Way e publicações na internet,como se reflete na seguinte tabela:

*Dados provisórios

Atenta a este tipo de ocorrências, a Guarda Nacional Republicana reforça que, numa situação de compra e venda, deverá estar particularmente atento:

  • Não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos;
  • Informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco;
  • Nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários;
  • Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS;
  • Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
  • Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.

Um risco chamado MB Way

Nas ocorrências com recurso à plataforma MB Way, por norma, o suspeito contata a vítima, mostrando-se interessado em comprar determinado produto à venda online (ex: redes sociais, plataformas de venda online) e refere que pretende efetuar o respetivo pagamento através da plataforma MB Way, alegando ser uma forma mais fácil e eficaz.

A burla pode processar-se das seguintes formas:

  • Percebendo que os lesados desconhecem o funcionamento da aplicação, o suspeito convence-os a deslocarem-se a uma Caixa Multibanco (ATM). Seguindo as indicações do suspeito, as vítimas acabam por associar o número de telemóvel do suspeito aos dados da sua aplicação, sendo informadas que o dinheiro ficará disponível com brevidade. A partir desse momento, o suspeito fica com o controlo total de acesso à conta bancária da vítima, através da aplicação;
  • Numa outra possibilidade, depois de conseguir que a vítima aceite receber o valor por MB WAY, o burlão seleciona, na sua aplicação, a opção “Pedir dinheiro”, em vez de selecionar a opção “Enviar dinheiro”. A vítima, desconhecendo em pormenor o funcionamento da aplicação e encontrando-se a aguardar o envio do dinheiro, é informada pelo suspeito de que já fez a transferência e que é só aceitar. Ao selecionar a opção de aceitar, a vítima acaba por ser burlada.

As vítimas são escolhidas de forma aleatória, recaindo a escolha nos indivíduos que possuem artigos à venda nas redes sociais e em plataformas de vendas online, alerta a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Para compras na internet de forma segura, a GNR aconselha:

  • Comprove que a loja online é segura, procure informações sobre a mesma na Internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone, email e fax;
  • Assegure-se que na página web aparece identificado o responsável da loja online e a sua localização;
  • Desconfie sempre das ofertas demasiado atrativas, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado;
  • Certifique-se que o site adota medidas de segurança para garantir a privacidade dos seus dados;
  • Após a compra fique atento ao seu extrato bancário;
  • Tenha um antivírus atualizado no seu computador;
  • Faça compras em páginas seguras. Para efetuar esta verificação, confirme que o endereço começa por “https://”

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