GNR alerta para burlas e revela novo “modus operandi” com negócios de carros
Por REDAÇÃO | 17h49
O Comando-Geral da GNR divulgou, este sábado, uma nota na qual alerta as pessoas para vários tipos de burlas, revelando estar em curso um novo esquema fraudulento na área da compra e venda de veículos.
Os alertas, diz a GNR, visam contribuir para a prevenção e o combate aos diversos tipos de burlas e para a necessidade de sensibilizar os diferentes públicos-alvo.
Quanto ao novo modus operandi dos burlões este está relacionado com a compra e venda de veículos, em que por norma o suspeito deteta o veículo à venda online e contata o vendedor, dizendo que está interessado na viatura e que gostaria de ver/testar o mesmo, marcando um dia e local para o fazer. “No hiato temporal entre o contacto e o encontro com o proprietário, o suspeito coloca a viatura à venda online como sendo seu, por um valor muito inferior ao preço de mercado, aumentando assim exponencialmente o interesse no veículo e conseguindo desta forma arranjar facilmente um potencial comprador interessado, que é uma terceira pessoa”.
Normalmente, o dia da visita/teste à viatura o suspeito contata o legítimo proprietário, informando que não será ele a ver o veículo, mas sim outra pessoa, pedindo-lhe para não mencionar valores monetários. Após a visita efetuada, o suspeito informa o legítimo proprietário que quer comprar a viatura e que lhe irá efetuar uma transferência bancária, enviando-lhe um comprovativo de transferência bancária (não efetivada). Já na posse dos documentos do veículo, o suspeito negoceia a sua venda à pessoa que efetuou a visita ao veículo, e desta forma quando o legítimo proprietário se apercebe que a transferência bancária não foi efetivada, o suspeito realizou entretanto a venda e mudança de propriedade para a terceira pessoa (a que efetuou a visita). Esta é uma burla que, por norma, defrauda duas pessoas: o vendedor (legítimo proprietário) e comprador (terceira pessoa).
Neste contexto, a GNR alerta dever-se suspeitar de valores abaixo do mercado, bem como dos intermediários envolvidos no negócio, além de apurar, no momento da visita/teste, todos os pormenores e, finalmente, antes de entregar a documentação do veículo, confirmar a efetividade do pagamento por transferência bancária.
Estatísticas
Os crimes de burla denunciados à GNR registaram um aumento no ano passado, em comparação com 2022.
Em 2023 foram registados 21 548 crimes destacando-se a burla informática e nas comunicações com 7 303 ocorrências e burla com fraude bancária com 3 079 registos.
Em 2022, a Guarda tinha registado 17 969 crimes de burla, onde predominam as burlas informáticas e nas comunicações com 6 518 ocorrências e burlas com fraude bancária com 2 630 registos.
Eis o registo de burlas, por distrito, nos dois últimos anos, comunicados à GNR:
Distritos | 2022 | 2023* |
Açores | 10 | 15 |
Aveiro | 1 780 | 2 245 |
Beja | 384 | 459 |
Braga | 1 455 | 1 662 |
Bragança | 163 | 206 |
Castelo Branco | 441 | 486 |
Coimbra | 693 | 840 |
Évora | 309 | 383 |
Faro | 1 740 | 2 166 |
Guarda | 211 | 286 |
Leiria | 801 | 909 |
Lisboa | 1 982 | 2 527 |
Madeira | 13 | 12 |
Portalegre | 270 | 365 |
Porto | 2 875 | 3 192 |
Santarém | 1 030 | 1 198 |
Setúbal | 2 121 | 2 653 |
Viana do Castelo | 587 | 612 |
Vila Real | 217 | 241 |
Viseu | 787 | 1 025 |
Local indeterminado | 100 | 66 |
TOTAL | 17 969 | 21 548 |
Em ambos os anos apurou-se que os distritos do Porto, Setúbal e Lisboa foram os que registaram maior número de casos, pese embora a existência de ocorrências dispersas por todo o território nacional.
A GNR apurou que as ocorrências com mais incidência dizem respeito ao modo de atuação de compra e venda de bens, MB Way e publicações na internet,como se reflete na seguinte tabela:
*Dados provisórios
Atenta a este tipo de ocorrências, a Guarda Nacional Republicana reforça que, numa situação de compra e venda, deverá estar particularmente atento:
- Não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos;
- Informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco;
- Nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários;
- Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS;
- Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
- Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.
Um risco chamado MB Way
Nas ocorrências com recurso à plataforma MB Way, por norma, o suspeito contata a vítima, mostrando-se interessado em comprar determinado produto à venda online (ex: redes sociais, plataformas de venda online) e refere que pretende efetuar o respetivo pagamento através da plataforma MB Way, alegando ser uma forma mais fácil e eficaz.
A burla pode processar-se das seguintes formas:
- Percebendo que os lesados desconhecem o funcionamento da aplicação, o suspeito convence-os a deslocarem-se a uma Caixa Multibanco (ATM). Seguindo as indicações do suspeito, as vítimas acabam por associar o número de telemóvel do suspeito aos dados da sua aplicação, sendo informadas que o dinheiro ficará disponível com brevidade. A partir desse momento, o suspeito fica com o controlo total de acesso à conta bancária da vítima, através da aplicação;
- Numa outra possibilidade, depois de conseguir que a vítima aceite receber o valor por MB WAY, o burlão seleciona, na sua aplicação, a opção “Pedir dinheiro”, em vez de selecionar a opção “Enviar dinheiro”. A vítima, desconhecendo em pormenor o funcionamento da aplicação e encontrando-se a aguardar o envio do dinheiro, é informada pelo suspeito de que já fez a transferência e que é só aceitar. Ao selecionar a opção de aceitar, a vítima acaba por ser burlada.
As vítimas são escolhidas de forma aleatória, recaindo a escolha nos indivíduos que possuem artigos à venda nas redes sociais e em plataformas de vendas online, alerta a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Para compras na internet de forma segura, a GNR aconselha:
- Comprove que a loja online é segura, procure informações sobre a mesma na Internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone, email e fax;
- Assegure-se que na página web aparece identificado o responsável da loja online e a sua localização;
- Desconfie sempre das ofertas demasiado atrativas, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado;
- Certifique-se que o site adota medidas de segurança para garantir a privacidade dos seus dados;
- Após a compra fique atento ao seu extrato bancário;
- Tenha um antivírus atualizado no seu computador;
- Faça compras em páginas seguras. Para efetuar esta verificação, confirme que o endereço começa por “https://”