17 de July, 2024
DE TODOS a para todos!
Artigos de opinião

DE TODOS a para todos!

Jul 11, 2024
OPINIÃO publicada às 17h37

As Coletividades Locais, Clubes e Associações são entidades que procuram servir a população de uma determinada localidade, são espaços que permitem estes ter uma voz e muitas vezes sentirem-se representados no meio em que se inserem, sendo por isso um fator de união.

Estas podem exercer o seu trabalho em vertentes solidarias, recreativas, culturais, desportivas, académicas, entre muitas outras, mas todas tem algo essencial que as une o espírito de grupo que estimulam na comunidade a sua volta.

A existência destas organizações significa a existência de uma sociedade atenta e forte as necessidades locais, permitindo que sejam um fator de identidade e de montra da sua terra, conservando e partilhando assim a história das suas gentes e da sua localidade.

A intervenção destas Associações, Coletividades e Clubes são também uma forma de fomentar o desenvolvimento dos Concelhos de que estas fazem parte, sendo elas quem mais dinamizam projetos culturais, sociais e económicos que enriquecem a população local.

Não podemos esquecer que estas atuam diretamente com a população, incentivando a participação cívica destes, são decerto das coisas mais importantes que um concelho ou freguesia podem ter, decorre assim que a única obrigação que as Associações, Coletividades e Clubes Locais têm é a de servir a população sem olhar as suas cores, ideias ou capacidades económicas.

No entanto existe um outro lado da moeda, que neste caso concreto cabe ao poder local, mais concretamente, as Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais, sendo a estas entidades públicas que cabe zelar pelo benefício do interesse público, compete ao poder local então garantir que as Associações, Coletividades e Clubes Locais continuam a conseguir servir a população dos seus territórios pois as suas atividades beneficiam diretamente os seus habitantes.

As juntas e as câmaras devem assim assegura que todas estas entidades tem a ajuda necessária para prosseguirem as suas atividades que beneficiam o território onde estão inseridas sem deixar nenhuma de lado, isto é, não fazendo uma distinção negativa entre elas, ao fim ao cabo o poder local muda de 4 em 4 anos e estas Associações, Coletividades e Clubes Locais vão continuar a servir a população independentemente de quem la esteja.

Aqui no nosso Concelho existem mais de meia centena de Associações, Coletividades e Clubes que todos os dias servem os habitantes e visitantes das 4 freguesias de Cascais, todas com as mais variadas formas de intervenção e a nossa espera para que possamos usufruir das suas atividades e ajudar a melhorar a sua forma de atuação para que assim cheguem a mais pessoas, o conselho que aqui deixo é que procurarem uma e experimentem, afinal de contas estas são de Todos e para Todos!

*Presidente da Juventude Socialista (JS) de Cascais

Outros artigos de VASCO PRADA

– Os artigos de OPINIÃO publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de CASCAIS24HORAS

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *