17 de July, 2024
LOTA de Cascais abriu finalmente portas às terças e sextas-feiras para vender o melhor pescado
Destaques Política

LOTA de Cascais abriu finalmente portas às terças e sextas-feiras para vender o melhor pescado

Abr 18, 2024
INAUGURADA oficialmente em novembro do ano passado, a nova Lota de Cascais abriu finalmente ao público

Por Redação | 16h10

Quatro meses e meio depois de ter sido inaugurada oficialmente, em novembro do ano passado e de anos de polémicas, a Lota de Cascais abriu, finalmente, ao público esta semana para rececionar e vender pescado fresco trazido do mar pela comunidade piscatória local.

Às terças e sextas-feiras, às 15h00, o peixe pescado localmente pode ser comprado na nova Lota, completamente requalificada e equipada com moderno equipamento, através de licitações profissionais, público em geral e restaurantes. Também vai chegar às escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com ordem de compra da Câmara Municipal de Cascais.

Sardinha, linguado rosa, gamba de Cascais, pescada, tamboril, polvo, peixe galo, pargo e robalo, constituem alguns dos peixes e mariscos que podem ser encontrados na renovada Lota de Cascais e em que, para facilitar o processo de compra, os interessados devem realizar um registo de interesse na plataforma da Docapesca.

Com um investimento de quase 700 mil euros, o edifício foi dotado com novas infraestruturas que asseguram as melhores condições para os pescadores e compradores, garantindo todas as condições de segurança alimentar obrigatórias para a atribuição do Número de Controlo Alimentar (NCV).

Temos aqui condições para que o público em geral também possa vir aqui comprar o seu pescado, ou, se não quiser vir aqui, que possa pelo menos ir aos restaurantes, saber que pode apreciar o peixe de Cascais da melhor forma,” defende Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da Docapesca.

“Nós precisávamos de ter condições porque a pesca é uma atividade que, ao fim ao cabo, também depende que o Estado crie infraestruturas para que nós possamos atracar, descarregar… Para nós é fundamental termos as coisas como temos agora,” considera, por sua vez, António Oliveira, da Associação dos Profissionais da Pesca de Cascais.

Já Carlos Carreiras, chefe do executivo, garantiu que “nunca os pescadores de Cascais tiveram tantas e tão boas condições, que as merecem, como têm neste momento” e sublinhou que a nova Lota “vem trazer uma nova vida à Baía de Cascais, apoiando os pescadores que podem agora realizar uma primeira venda logo na vila, e também os munícipes e visitantes que vão passar a encontrar peixe e marisco do mar de Cascais nos restaurantes do concelho com maior facilidade”.

Outra novidade é que o pontão dos pescadores também conta com uma nova grua e operadores formados, o que vai permitir aos pescadores o transporte de cargas maiores para terra. Esta grua pode, ainda, vir a ser utilizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em situações de emergência.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *