17 de July, 2024
ESTORIL recebe 28ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos durante 3 dias
Desporto Destaques

ESTORIL recebe 28ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos durante 3 dias

Abr 19, 2024

Por Redação | 15h35

“Somos amigos! “Entre vós, sinto-me bem”, este o lema escolhido para a 28ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos que entre os próximos dias 25 e 28 de abril vão ser disputados no Estoril por mais de mil atletas, nas modalidades de Futsal, Basquetebol, Voleibol, Ténis de Mesa, Natação e Xadrez.

Estarão presentes nove delegações vindas de Mirandela, do Porto, do Funchal, de Arcozelo, de Évora, de Lisboa e de Cascais (concelho mais salesiano do País, com representação dos Salesianos de Manique, das Salesianas do Bairro do Rosário e dos Salesianos do Estoril, estes últimos os anfitriões e também a maior delegação com 234 participantes).

De referir o enorme envolvimento e apoio da Comunidade Educativa dos Salesianos do Estoril (educadores, colaboradores, pais, alunos e antigos alunos, escuteiros…), num total de 155 voluntários, manifestando o espírito generoso e solidário que a caracteriza.

Os Jogos Nacionais Salesianos são, por natureza, uma competição desportiva… Mas sendo um evento Salesiano, será sempre, num espírito de família, de celebração e de festa. Este ano, o lema escolhido foi: Somos amigos! “Entre vós, sinto-me bem”. É um claro apelo à amizade, ao respeito mútuo, à construção de relações positivas, à alegria… bem ao estilo da pedagogia Salesiana.

Além das competições desportivas, esta 28ª edição apresenta diversas propostas educativo-pastorais, culturais e recreativas, desde apresentações artísticas, passando por passeios culturais e, ainda, por momentos de oração.

Contudo, a grande novidade é o local onde se irá realizar a Cerimónia de Abertura, a celebração da Eucaristia e o Encerramento dos Jogos: o pátio central dos Salesianos do Estoril, que no ano passado recebeu a festa WYD DON BOSCO 23. integrada na Jornada Mundial da Juventude com uma participação aproximada de 9000 jovens.

O programa geral dos Jogos Nacionais Salesianos é o seguinte:

Dia 25 de abril 2024

09h00 – Acolhimento e receção das comitivas

11h30 – Almoço

14h30 – Início dos quadros competitivos

19h00 – Jantar | Convívio;

21h00 – Cerimónia de Abertura dos XXVIII Jogos Nacionais Salesianos

Dia 26 e 27 de abril de 2024

07h30 – Pequeno-almoço

09h00 – Retomar dos quadros competitivos;

11h30 – Almoço;

19h00 – Jantar; atividades lúdicas e pastorais

Dia 28 de abril 2024

07h30 – Pequeno-almoço

09h30 – Eucaristia e Cerimónia de Encerramento

11h30 – Almoço

14h00 – Partida das delegações

Mais informações sobre os 28.º Jogos Nacionais Salesianos em www.jogosnacionais.salesianos.pt

Sobre os Jogos Nacionais Salesianos

Os Jogos Nacionais Salesianos realizam-se, anualmente, em Portugal desde 1992, em diversas cidades onde existem presenças salesianas.

O evento reúne atletas e comunidades educativo-pastorais num momento de família, de celebração e de festa, segundo um estilo próprio de educar e de evangelizar: o estilo Salesiano.

Na sua primeira edição, esta experiência desportiva, lúdica e cultural, teve lugar em Mogofores, Anadia, e contou com disputas nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Voleibol e Futebol.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *