
CÂMARA vai financiar mais cinco Equipas de Intervenção Permanente nos Bombeiros do concelho

CASCAIS- A Câmara Municipal de Cascais manifestou à Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) e às cinco associações de bombeiros do concelho a sua vontade de financiar mais cinco equipas de intervenção permanente (EIP), revelou a Liga dos Bombeiros Portugueses.
Recorda-se que as Equipas de Intervenção Permanente são formadas por profissionais e constituídas nos Corpos de Bombeiros com o objetivo de garantir prontidão e resposta imediata a emergências no âmbito da proteção e socorro das populações.
São constituídas por cinco bombeiros profissionais contratados pelo Corpo de Bombeiros e funcionam em regime de exclusividade.
As EIPs são financiadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em 50% e pela respetiva Câmara Municipal também em 50%.
Estas equipas estão sempre de prontidão, garantindo resposta rápida a emergências, mesmo quando não há bombeiros voluntários disponíveis.
Entre as suas missões destacam-se o combate a incêndios urbanos, industriais e florestais, o socorro a acidentes rodoviários, assistência a populações em situações de emergência, bem como o resgate e salvamento aquático, em grande ângulo, entre outros e, ainda, o apoio em catástrofes naturais como cheias, tempestades ou sismos.
A Câmara de Cascais manifestou também a disponibilidade para financiar na integra mais um curso de tripulantes de ambulância de socorro (TAS), a ser frequentado por elementos dos cinco corpos de bombeiros do município.