6 de December, 2024
AS COMEMORAÇÕES do VI centenário da elevação de Cascais a Vila
Você Sabia?

AS COMEMORAÇÕES do VI centenário da elevação de Cascais a Vila

Nov 28, 2024

Foi em 1964 e constituiu um dos maiores acontecimentos culturais de sempre em Cascais e o Presidente do Município era o Engº. António de Azevedo Coutinho. Um notável conjunto de iniciativas culturais assinalou a passagem do VI Centenário da Elevação de Cascais a Vila.

Não creio que o brilhantismo das realizações então empreendidas possa ter paralelo com as de qualquer outra época ou efeméride. Citarei algumas, mas, para apreciar o seu imenso valor, basta atentar nos títulos de meia-dúzia das muitas obras publicadas pela Comissão do Centenário.

Vejam só: “Cascais, Seis Séculos de História”, de Ferreira de Andrade; “Resenha Geológica do Concelho de Cascais”, de Georges Uys; “Toponímia do Concelho de Cascais”, do Prof. Diogo Correia; “Cascais Há Quatro Mil Anos”, do Coronel Afonso do Paço; “Vegetação Natural do Concelho de Cascais”, do Prof. João de Carvalho e Vasconcelos; ou “Os Regimentos de Cascais”, do General Afonso Botelho.

Houve também a inauguração da estátua de El-Rei D. Pedro I frente ao edifício da Câmara Municipal; a I Feira do Artesanato Português, uma concentração de navios-escolas e iates de todo o Mundo, numerosas conferências, exposições e concertos no Museu dos Condes de Castro Guimarães e no Teatro Gil Vicente; os III Cursos Internacionais Musicais de Férias da Costa do Sol.

No âmbito essencialmente recreativo, tivemos, entre outras, a Festa do Cavalo no Campo Hípico de Cascais; o Grande Prémio de Portugal em Automóvel; as Festas do Mar; o Cortejo Histórico Evocativo da História do Regimento de Infantaria 19; a Inauguração do Campo de Aviação de Tires com um festival internacional aeronáutico, e muito, muito mais.

Hoje, sobretudo, quero recordar um memorável Desfile e Concurso de Marchas Populares, em que se fizeram representar as freguesias de Alcabideche, Alvide, Amoreira, Bicesse, Caparide, Malveira da Serra, Manique de Baixo, Murches, Tires e Cascais.

E é deste evento a fotografia em que aparecem diversos jovens marchantes que, com o seu entusiasmo, deram testemunho do garbo e da vitalidade das gerações mais novas dos habitantes da Real Vila. Passados quase 60 anos, alguns deles ainda estarão entre nós, seguramente.

*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.

Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *