6 de December, 2024
BRASILEIROS são a maior comunidade emigrante em Cascais
Pessoas

BRASILEIROS são a maior comunidade emigrante em Cascais

Nov 28, 2024

“Já são 15 mil os brasileiros em Cascais — 7,4% da população local —, fora os 5 mil com dupla nacionalidade, que vieram à procura de um local seguro, com um clima ameno e praias”. Os números foram avançados por Carlos Carreiras ao “Público Brasil”- secção do matutino “Público”– ao qual afirmou que “os brasileiros encontraram em Cascais o porto seguro para viver”.

Referindo-se ao perfil dos cidadãos brasileiros que vivem no concelho, o ainda chefe do executivo revela que é “formado sobretudo, por empresários, que mantêm negócios no Brasil, mas com uma importante rede de contatos em Portugal”.

E esclareceu: “Trata-se de uma rede empresarial forte e, portanto, alguns estão, agora, replicando em Portugal investimentos que já tinham no Brasil, inicialmente, nas áreas de hotelaria e de restaurantes, mas, também, nos setores de saúde, bem-estar e tecnologia”.

Nas declarações ao “Público Brasil”, Carreiras disse que “os cariocas foram os primeiros que descobriram os predicados do município” e “depois, vieram brasileiros de outras regiões do Brasil”.

Atualmente, a comunidade brasileira é a maior de todas no concelho de Cascais.

“Temos um bom sistema de saúde, público e privado, e um bom sistema de ensino. Foram esses atributos que, numa primeira fase, atraíram muitos desses brasileiros”, garantiu ao jornal.

Já ao nível de nomes de investidores e dos seus empreendimentos na região, Carreiras  declarou ao “Público Brasil” que “isso é uma relação de confiança que se estabelece entre o empresário e o município”, mas salientou “que Cascais abriga empresas de grande importância para Portugal” e destacou, por exemplo, “a concessão da Marina de Cascais, que pertencia a um empresário do Oriente Médio e foi comprada por uma empresa brasileira, a Marina 5 Gold Anchor, em outubro de 2023”.

“Cascais é incomparável”, concluiu ao “Público Brasil” o ainda presidente do município.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *