“Velocidade furiosa” no Autódromo
A festa da velocidade no Autódromo do Estoril, pela mão da Race Ready e numa parceria com a FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, encerrou com a decisão do título de Campeões Nacionais dados a César Machado e Jan Dúran a merecida vitória no Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV).
Numa tarde de domingo cinzenta, mas muito animada, houve muito público na área do paddock e visivelmente via-se a curiosidade de todos os que se debruçavam sobre a zona das boxes ao vermos o início de toda a preparação para a corrida da tarde.
Pelo preço de 15 euros tinha o público acesso a todo este espetáculo motorizado, ou optando pela zona da bancada central a entrada era Livre. A vista é espetacular sobre toda a reta da meta e prolonga-se até ao final da curva 1. A proximidade que se sente a toda esta emoção leva-nos a recomendar o uso de proteção para audição, não que constitua perigo eminente, mas é do mesmo modo que nos protegemos na mais simples ida à praia e o creme solar é prática obrigatória!
Realizadas duas corridas, a equipa da Speedy Motorsport resolveu os problemas que surgiram inicialmente no volante do seu carro número 4, Toyota GR Supra GT4, deixando para a segunda corrida um desempenho sem percalços.
O piloto espanhol Jan Dúran arrancou do pole position, mas o piloto Francisco Mora com o Porsche 718 Cayman GT4 da Veloso Motorsport, alinhando no segundo posto, estava determinado em assumir o comando da prova.
A luta entre as duas equipas em pista colava os espectadores na curva 1 (final da reta da meta) a assistir a este verdadeiro duelo, pois à parte de procurar o comando da corrida, Juan Durán mantinha firme o objetivo de não deixar distância suficiente para que constituísse vantagem aquando da troca de pilotos.
A paragem na box estava planeada para sensivelmente a meio do tempo total de prova (40 minutos), o que permitiu a César Machado, substituindo Jan Durán, gerir a distância relativamente ao Porsche Cayman número 26 pilotado no segundo turno por Gonçalo Fernandes, substituindo Francisco Mora.
Gonçalo Fernandes cruza a linha da meta na segunda posição e assegura o título de vice campeão nacional a Francisco Mora.
Encerra-se, assim, o campeonato de Portugal de Velocidade com uma vitória no Estoril pelos pilotos César Machado e Jan Durán, validando também o título na divisão GT4 Pro e da geral absoluta GT.
Para o troféu de equipas a Veloso Motorsport levou o prémio da época 2024.
Pódio
1º Lugar César Machado\ Jan Durán Toyota GR Supra GT4 #4
2º Lugar César Fernandes\ Francisco Mora Porsche 718 Cayman GT4 #26
3º Lugar Mathieu Martins\ Manuel Gião Aston Matin Vantage AMR GT4 #2