
CASCAIS- Um veleiro que as autoridades marítimas internacionais suspeitam ser um espião russo tentou, sem sucesso, esta segunda-feira, à tarde, aproximar-se de Cascais, mas acabou por ter que seguir viagem, confirmou, a Cascais24Horas, fonte da Autoridade Marítima Nacional.
Atualmente a navegar com bandeira das ilhas Cook, entretanto substituida pela da Federação Russa, a embarcação há muito que está referenciada como suspeita e objeto de sanções internacionais e proibida de atracar em portos europeus
O barco tentou anteriormente atracar nos portos de Leixões e de Aveiro, mas foi proibido de o fazer.
Em Cascais, segundo Cascais24Horas apurou, a passagem da embarcação, que terá tentado uma aproximação a terra, foi monitorizada pelo Comando Local da Polícia Marítima.
Contactado por Cascais24Horas, o Comandante Marques Coelho, Capitão do Porto e Comandante do Comando Local da Polícia Marítima de Cascais, confirmou a passagem da embarcação suspeita e a respetiva monitorização.
No entanto, não confirmou, nem desmentiu, tratar-se de um navio-espião russo.
2 Comments
Informação interessante 💪🏼
O navio Shtandart não é um navio-espião, mas sim um projeto internacional educativo e cultural, dedicado à história marítima e à formação de jovens marinheiros. Mais informações podem ser encontradas no site oficial: https://shtandart.eu/.