21 de November, 2024
RESGATE de pescador lúdico que caiu na praia da Grota durou 4 horas
Segurança

RESGATE de pescador lúdico que caiu na praia da Grota durou 4 horas

Jul 14, 2024
BOMBEIROS de Alcabideche (Círculo) assistem ferido que foi evacuado pelo helicóptero Koala da Força Aérea

Notícia publicada às 13h25

Um homem, 58 anos, pescador lúdico, que caiu este sábado, ao final da tarde, na praia da Grota, Biscaia, foi resgatado com sucesso ao fim de quatro horas, numa operação que mobilizou os Bombeiros de Alcabideche e um helicóptero da Força Aérea.

O alerta foi dado depois das seis horas da tarde.

Para chegarem ao local, de difícil acesso, os Bombeiros de Alcabideche tiveram que deixar os veículos de socorro a cerca de um quilómetro da praia.

“O homem encontrava-se caído nas pedras, apresentando uma fratura no membro inferior, foi estabilizado e imobilizado pelos nossos bombeiros até à chegada de um meio aéreo, que procedeu à evacuação e o transportou até à nossa ambulância”, contou, a Cascais24Horas, André Jerónimo, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Alcabideche.

O meio aéreo utilizado foi um helicóptero Koala, da Esquadra 552 (“Zangões), sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, mas que é responsável por garantir o alerta de busca e salvamento a partir da Base N.º 8, em Ovar.

O ferido seguiu depois para a urgência do Hospital de Cascais, acrescentou André Jerónimo, que comandou ao nível dos bombeiros as operações de socorro no local, não sem sublinhar que “no teatro de operações foi utilizado com sucesso o Sistema de Comunicação de Emergência para a Proteção Civil de Cascais, com cobertura total do Parque Natural Sintra e Cascais, o que permitiu uma maior operacionalidade ao nível das comunicações”.

Nas operações, que duraram cerca de quatro horas, estiveram mobilizados 16 operacionais e 6 veículos dos Bombeiros de Alcabideche, agentes da Polícia Marítima de Cascais e o helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

Discreta e de pequenas dimensões, a praia da Grota está situada no extremo Norte da costa oeste de Cascais e os acessos são extremamente difíceis, motivo pelo qual Autoridade Marítima e Bombeiros alertam para os riscos de eventuais acidentes na área, em que o socorro, não obstante a rápida deslocação de meios, pode tornar-se moroso devido à dificuldade nos acessos.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *