
CASCAIS- Um indivíduo, 26 anos, que estava em liberdade, com pena suspensa, desde há quatro meses, regressou aos assaltos e voltou agora a ser detido por investigadores criminais da PSP de Cascais, por furtos e assaltos em supermercados, tendo visto um juiz de Instrução Criminal mandá-lo, de novo, em preventiva, para a cadeia.
Em novembro do ano passado, conforme Cascais24Horas então noticiou, tinha assaltado e agredido à pedrada, em São João do Estoril, um jovem transeunte, 18 anos, para lhe roubar o telemóvel. Acabou, então, por ser detido praticamente logo de seguida e, submetido a primeiro interrogatório judicial, viu confirmada a prisão preventiva. O jovem, bem como um agente da PSP, ferido durante a operação de captura, tiveram necessidade de ser assistidos no hospital de Cascais.
Em março último, depois de condenado a dois anos de prisão, suspensa por três anos e, alegadamente “reabilitado”, foi colocado em liberdade, mas não tardou a voltar ao crime.
Desde então, dedicava-se a entrar em supermercados, enchia os bolsos e mochila com o que queria e quem o abordasse era ameaçado ou fazia esperas aos funcionários que tivessem a audácia de lhe chamar a atenção.
Em finais de agosto deslocou-se ao Aldi de São Domingos de Rana e, mais uma vez, furtou o que quis, à frente de funcionários e de um vigilante, que os sucessivos furtos obrigaram a ter em permanência.
À saída foi abordado pelo vigilante, que ameaçou com uma arma branca, colocando-se depois em fuga com artigos avaliados em oito euros.
Apesar dos investigadores estarem no seu encalço, acabou por ser apanhado, em flagrante, na sexta-feira, ao assaltar o MiniPreço, em São João do Estoril.
Através do arrombamento da porta, durante o seu horário de encerramento, acedeu ao interior do supermercado, tendo subtraído vários artigos no valor de cerca de 300 euros, colocando-os no interior de uma viatura estacionada numa artéria adjacente.
Já no exterior do estabelecimento, quando ia recolher parte dos artigos furtados e que havia colocado na sua viatura, foi intercetado pelos polícias, que resgataram todo o produto do assalto noturno.
Submetido a primeiro interrogatório no sábado, viu confirmada a prisão preventiva, tendo dado entrada, de novo, no Estabelecimento Prisional de Caxias.