18 de July, 2024
PROJETO de workshops de Proteção e Socorro vence OP com maior votação de sempre
Destaques Pessoas

PROJETO de workshops de Proteção e Socorro vence OP com maior votação de sempre

Jun 1, 2024
ANDRÉ Jerónimo, autor do projeto que mais votos obteve no Orçamento Participativo: “Esta é, sobretudo, uma vitória para os resilientes munícipes de Cascais que, ao votarem tão expressivamente neste projeto, mostram o quanto desejam ter conhecimentos que lhes podem permitir ajudar a salvar vidas e haveres” (Créditos: Cascais24Horas)

Por Valdemar Pinheiro | 17h00

André Jerónimo, 33 anos, é o grande vencedor do Orçamento Participativo (OP) de Cascais com a proposta OP24 destinada à realização de workshops de Proteção e Socorro, destinados a cidadãos e a colaboradores de instituições sociais, para aquisição de conhecimentos básicos sobre primeiros socorros e atuação em caso de emergência, em situações de incêndio e de sismo.

Foi a proposta mais votada de sempre na história de 12 anos do OP de Cascais, com 13.655 votos, conseguindo um orçamento de 123 mil euros.

“Estou muito feliz por ter conseguido uma votação tão expressiva”, disse, a Cascais24Horas, André Jerónimo, licenciado em ciências de educação, formador do INEM e na Escola Nacional de Bombeiros e, ainda, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Alcabideche.

“Esta é, sobretudo, uma vitória para os resilientes munícipes de Cascais que, ao votarem tão expressivamente neste projeto, mostram o quanto desejam ter conhecimentos que lhes podem permitir ajudar a salvar vidas e haveres”, concluiu.

Segundo o município, esta edição do OP “ultrapassou todas as expectativas, tendo sido, desde 2011, em termos percentuais, o processo de votação mais participado de sempre”. Ao todo, foram 64.157 os votantes, com um total de 128.296 votos, e um investimento de 6 milhões de euros. Dos 23 projetos, apenas dois saíram vencidos, por não terem alcançado os mil votos.

Para Nuno Piteira Lopes, Vice-presidente da Câmara de Cascais, “conseguir chamar permanentemente os cidadãos a participarem naquilo que são as decisões do executivo municipal é realmente um dia de grande alegria e de grande festa para o concelho de Cascais”.

A propósito, o ainda presidente do executivo, Carlos Carreiras, considerou que “o OP é um caso de sucesso de toda a comunidade de Cascais”.

Desde o seu arranque, em Cascais, em 2011, foram apoiados projetos no valor de 57 milhões de euros do orçamento municipal.

Veja aqui a lista dos vencedores

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *