
CASCAIS- Um jovem, 23 anos, com uma alegada personalidade possessiva e ciumenta, ficou em prisão preventiva, depois de ameaças de morte e perseguição no trabalho à ex-namorada, mais velha nove anos.
Foi detido em São Domingos de Rana por investigadores da aérea da Violência Doméstica da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Cascais e recolheu, entretanto, ao Estabelecimento Prisional de Caxias.
Segundo a PSP, “a detenção ocorreu através da emissão, pela Autoridade Judiciária, de mandados de detenção fora do flagrante delito, dirigido ao suspeito que terá praticado o crime de violência doméstica contra a sua namorada, de 32 anos”.
De acordo com a investigação, o suspeito, com uma relação de namoro com a vítima desde janeiro de 2025, sempre apresentou uma personalidade possessiva e ciumenta, procurando a todo momento controlar as rotinas da vítima e, por qualquer motivo fútil, partia para injúrias.
Mesmo após terminarem o relacionamento, o homem dirigia-se frequentemente ao local de trabalho da vítima a fim de a contactar e a convencer a reatar o relacionamento, fazendo com que o empregador da vítima o proibisse de lá entrar.
Já na residência onde ambos coabitavam, apesar de terem terminado a relação, o suspeito proferiu-lhe diversas ameaças, proibindo-a de ligar à Polícia, de sair de casa e de começar outro relacionamento, ameaçando-a de morte.
Ainda nesse mesmo dia, o homem dirigiu-se à cozinha da residência comum e começou a partir vários frascos de vidro e, ao ouvir o ruído, a vítima deslocou-se à cozinha, verificando que o gás do fogão estava ligado.
Após tentar desligar o gás, o suspeito empurrou-a e empunhou uma faca na direção da mesma, referindo que caso saísse de casa a matava.
Na altura, a filha de 14 anos da mulher logrou sair da residência e pediu socorro aos vizinhos, momento em que o suspeito saiu da residência e levou consigo o telemóvel e passaporte da vítima.
O detido foi presente à autoridade judiciária, sendo-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.