20 de October, 2025
PIRÓMANO noturno incendeia esplanadas e lança pânico urbano no centro de Cascais
Destaques Segurança

PIRÓMANO noturno incendeia esplanadas e lança pânico urbano no centro de Cascais

Ago 26, 2025
FOGO que começou no exterior do bar da Travessa da Misericórdia deixou rasto de destruição (Créditos: ANA FRANCO| CASCAIS24HORAS)

CASCAIS- É o segundo incêndio suspeito, que começa em esplanadas de estabelecimentos de restauração e bebidas e alastra aos interiores no centro de Cascais e tudo aponta para que tenham a assinatura de um único pirómano, que atua a coberto da noite. Depois da Casa das Bifanas, a 31 de julho, eis que, 26 dias depois, esta terça-feira, foi a vez do Crows Bar, na Travessa da Misericórdia.

O alerta foi dado pelas 5h09 para o incêndio, que terá começado na esplanada do bar Crow`s e só não tomou maiores proporções devido à pronta intervenção dos Bombeiros de Cascais, que nos acessos acabaram por sofrer danos num dos veículos, o VUCI05, que embateu num pilarete e deverá estar inoperacional nos próximos dias.

Já no local, os operacionais impediram que o fogo atingisse todo o edifício, onde também existem habitações.

VÍDEO

Não obstante, mesas e cadeiras da esplanada ficaram calcinadas e a fachada do bar atingida, bem como o aparelho de ar condicionado, além de que o denso fumo espalhou-se por todo o interior do estabelecimento, quer ao nível do rés-do-chão, quer do primeiro piso. Uma loja de vestuário, que confina com a rua Direita também foi forçada a encerrar por uma das montras ter sido atingida pela carga térmica.

Os trabalhos dos operacionais só foram concluídos pelas 7h10.

Em declarações a Cascais24Horas no local, o responsável pelo estabelecimento afirmou “não ter dúvidas de que o fogo começou no exterior, na esplanada” onde peritos da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo recolheram eventuais vestígios durante a manhã.

O mesmo responsável revelou, ainda, ao nosso jornal, que “espera reabrir o estabelecimento no próximo sábado”.

Não deixou, porém, de lamentar a “falta de segurança” que passa pela ainda ausência de videovigilância pública na área (CCTV) anunciadas pelo município e que, segundo ele, “poderiam contribuir para saber o que aconteceu e, eventualmente, ajudar na identificação do presumível autor”.

“A PJ procurou vislumbrar uma câmara, mas nada”, concluiu.

INSPETORES da área dos incêndios da PJ no local

Fonte do executivo municipal, contactada por Cascais24Horas, assegurou que “a instalação de CCTV no concelho está em curso e ficará concluída até 15 de setembro, sendo a baixa de Cascais uma das áreas privilegiadas”.

De acordo com a mesma fonte, “também o recinto principal onde vão decorrer as Festas do Mar irá dispor de videovigilância”.

O incêndio que terá começado na esplanada do Crow`s Bar foi o segundo registado em 26 dias com as mesmas características.

Na madrugada do dia 31 de julho último, conforme Cascais24Horas então noticiou, um outro incêndio atingiu a conhecida Casa das Bifanas, em circunstâncias que apontam para o mesmo modus operandi.

As autoridades não descartam a forte possibilidade de tratar-se do mesmo autor.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *