Notícia publicada às 21h10
Uma menina, 4 anos, francesa, que caiu na piscina do hotel de 5 estrelas Intercontinental, no Monte Estoril, onde está hospedada com a família, foi salva pela própria mãe, esta terça-feira, à tarde, apurou Cascais24Horas.
A mulher ter-se-á distraído por segundos a vigiar um filho mais velho, mas apercebeu-se a tempo da queda da criança na piscina, acabando por a resgatar com sucesso.
Por mera precaução, a menina foi depois assistida e transportada pela ambulância do INEM dos Bombeiros do Estoril à urgência pediátrica do Hospital de Cascais.
Contatado por Cascais24Horas, Bruno Carvalho, 2º Comandante do Corpo de Bombeiros, confirmou que o alerta foi dado pouco antes das três horas e meia da tarde para uma situação de pré-afogamento.
Acrescentou que “à chegada dos socorristas, a criança estava bem e na companhia dos pais, que falavam inglês, e por mera precaução foi transportada à unidade hospitalar”.
Recorda-se que as mortes por afogamento de crianças podem ser evitadas com prevenção e uma rigorosa vigilância dos mais pequenos por parte dos adultos. Por vezes, uma distração de segundos pode ser fatal.
Em termos de idades, as taxas mais elevadas de afogamento encontram-se entre as crianças de 1 a 4 anos de idade.
Os principais locais de afogamento são as piscinas (28%), seguidas das praias (22%), tanques e poços (22%) e os rios, ribeiros e lagoas (22%).