20 de November, 2024
JUDICIÁRIA prendeu em Cascais CEO de empresa de cripto moeda procurado pelo FBI
Segurança

JUDICIÁRIA prendeu em Cascais CEO de empresa de cripto moeda procurado pelo FBI

Out 15, 2024

CASCAIS- A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Cascais, a pedido do FBI, um cidadão luso-russo, 26 anos, suspeito de liderar uma organização criminosa dedicada à manipulação generalizada nos mercados de cripto moedas.

Trata-se de Aleksei Andriunin, com dupla nacionalidade (russa e portuguesa), que é um dos CEO da Gotbit- uma empresa de serviços financeiros de cripto moeda.

Segundo o Gabinete do Procurador do Distrito de Massachusetts, nos Estados Unidos, a Gotbit era uma conhecida “criadora de mercado” na indústria de criptomoedas.

“Aleksei Andriunin era o CEO e fundador da Gotbit” e agora, depois da detenção, em Cascais, efetuada há uma semana, aguarda extradição para Boston.

Ainda de acordo com o Gabinete do Procurador norte americano e das investigações da Divisão de Boston do FBI, Andriunin também é acusado em uma queixa criminal separada de fraude eletrônica, conspiração para cometer manipulação de mercado e fraude eletrônica e conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

Em simultâneo, foram efetuadas outras duas detenções, uma nos EUA e outra no Reino Unido.

Na operação policial dirigida pelo FBI foram confiscados mais de 25 milhões de dólares em cripto moedas e, ainda, vários ‘bots’ de negociação, responsáveis por milhões de dólares em transações de branqueamento de capitais.

O modus operandi utilizado passava pela criação de empresas com declarações falsas sobre cripto moedas (‘tokens’), e pela execução de negociações falsas para criar a aparência de que seriam bons investimentos.

Esta tática enganosa atraiu novos investidores e compradores, o que resultou no aumento dos preços de negociação dos ‘tokens’.

Os suspeitos são, também, acusados de ter vendido ‘tokens’ a preços artificialmente inflacionados, uma fraude comumente conhecida como ‘pump and dump’.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *