2 de May, 2025
JÁ há 3 candidatos à Câmara de Cascais
Atualidade Política

JÁ há 3 candidatos à Câmara de Cascais

Mai 1, 2025
NUNO Piteira Lopes, CARLOS Rabaçal e JOÃO Ruivo são até agora os candidatos conhecidos à Câmara de Cascais

CASCAIS- Depois de Nuno Piteira Lopes, que sucede a Carlos Carreiras pela coligação VivaCascais, e de Carlios Rabaçal pela CDU terem anunciado ser candidatos oficiais à Câmara de Cascais, o PS acaba, também, de anunciar o seu candidato ao município: João Ruivo.

Até esta quarta-feira, o Partido Socialista (PS), o segundo partido mais votado nas últimas autárquicas, teria procurado adiar o anúncio oficial do nome do candidato a Cascais, depois de falar-se em Marcos Perestrelo e, até, do jovem da Juventude Social Democrata (JSD) João Maria Jonet que, segundo noticiou o Expresso, teria sondado o partido para o integrar como independente, tendo, logo de seguida, João Ruivo, presidente da Concelhia do PS de Cascais, afirmado que era “um absurdo imaginar que isso fosse possível”.

Sabe-se, agora, que João Ruivo é mesmo o candidato pelo PS às próximas eleições autárquicas.

A candidatura de João Ruivo, de 48 anos, à Câmara de Cascais foi aprovada oficialmente esta quarta-feira, terminando assim o processo de indicação que envolveu a Federação da Área Urbana de Lisboa e a Direção Nacional dos socialistas.

Presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Cascais desde julho do ano passado, à qual candidatou-se e venceu com o programa “Cascais para Todos”, João Ruivo possui um largo currículo de experiência autárquica em Cascais. Em 2021 foi eleito porta-voz do Grupo Municipal para a Assembleia Municipal de Cascais, depois de, em 2017, ter exercido funções como Vereador, sem pelouro, no executivo municipal-mandato que foi marcado por posições que em muitas sessões culminaram com confrontos verbais por parte, quer de Carlos Carreiras, quer do então Vice Miguel Pinto Luz.

Ruivo foi, ainda, membro da Assembleia de Freguesia de Cascais entre 2001 e 2005 e na Assembleia de Freguesia de Alcabideche chegou a exercer por três mandatos.

A habitação e, entre outras, a mobilidade, são as grandes prioridades para Cascais de João Ruivo, que é licenciado em gestão autárquica e em abril de 2019, depois de nomeado para exercer funções como técnico especialista no gabinete da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional decidiu 13 dias depois, por uma questão de transparência e para evitar polémicas, demitir-se para não prejudicar o trabalho da mulher, Ângela Ferreira, então Secretária de Estado da Cultura.

Entretanto, analistas locais, contactados por Cascais24Horas, preveem que entre os três candidatos até agora conhecidos, “dois deles prometem campanha renhida pela conquista da vitória: Nuno Piteira Lopes e João Ruivo, ambos naturais de Cascais e autarcas com grande experiência, conhecedores do território e dos seus problemas e necessidades, embora o primeiro tenha a vantagem de trabalho feito e de contar com uma enorme máquina alicerçada na rede partidária, construída nos últimos anos de governação e que domina praticamente todos os sectores oficiais e cívicos da sociedade local”.

Por conhecer continuam os nomes dos candidatos do Chega, da Iniciativa Liberal, Pan e, entre outros, Bloco de Esquerda e de eventuais independentes, embora Cascais24Horas saiba que os dois primeiros partidos só deverão escolher e anunciar os seus candidatos à Câmara de Cascais depois das próximas eleições legislativas de 18 de maio.

Notícias relacionadas

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *