20 de November, 2024
INTENDENTE Sofia Gordinho é a segunda mulher oficial da PSP a comandar a Divisão de Cascais
Segurança

INTENDENTE Sofia Gordinho é a segunda mulher oficial da PSP a comandar a Divisão de Cascais

Set 29, 2024
INTENDENTE Sofia Gordinho é a nova Comandante da DIV Policial de Cascais

CASCAIS- A Intendente Sofia Mónica Gordinho é a nova comandante da Divisão Policial de Cascais e é a segunda mulher Oficial da PSP a ocupar o cargo na história de 70 anos de esta Subunidade Territorial, que funciona na dependência do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).

Recorda-se que a Divisão Policial de Cascais integra 9 subunidades operacionais, nomeadamente as Esquadras de Cascais, Estoril, Parede, Carcavelos e Trajouce, para além das Esquadras de Trânsito, Investigação Criminal, Turismo e de Intervenção e Fiscalização, Intervenção Rápida e Violência Doméstica.

Sofia Gordinho conta, ao longo da sua carreira, com passagens pelo comando da esquadra do Cartaxo, do Comando Distrital de Santarém, então como subcomissária, pelo Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), e pelas Divisões de Almada e do Seixal, ambas do Comando Distrital de Setúbal.

IRONIAS

A nova Comandante sucede no cargo ao Intendente Reinaldo dos Santos, que não terá deixado grandes saudades entre o efetivo policial.

Reinaldo dos Santos, recorda-se, foi colocado, à espera de aposentação, na Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI).

Curiosamente, a nova comandante da DIV de Cascais da PSP nasceu no hospital com o nome do antecessor, em Vila Franca de Xira, embora tenha crescido em Alverca.

SEGUNDA

A Intendente Sofria Gordinho é a segunda mulher Oficial de Polícia a ocupar o cargo.

A primeira mulher Oficial da PSP a comandar esta Divisão foi a agora aposentada Superintendente Paula Peneda, ex-Comandante do Comando Metropolitano do Porto.

Paula Peneda exerceu o cargo como Intendente na Divisão de Cascais durante 18 meses, entre 2005 e 2006.

SONHO

Em declarações prestadas a um blog, em janeiro de 2009, Sofia Gordinho lembrou que ser polícia era um sonho de criança. “O meu avô paterno pertenceu à guarda fiscal, o que também terá tido alguma influência. Ser polícia cativava-me pela ideia de poder aliar a componente física à intelectual. Dar-me-ia a possibilidade de ter um trabalho abrangente. A polícia é um mundo. Um dia nunca é igual ao outro”, afirmou, então, ao Blog do Serra, quando, aos 28 anos, assumiu o comando da PSP do Cartaxo.

Na mesma entrevista, Sofia Gordinho revelou que, quando decidiu candidatar-se à PSP “ tinha feito um ano de universidade em sociologia no ISCTE e nesse ano deixei passar o prazo de inscrição para a polícia… Depois candidatei-me e fui selecionada. Entrei para o Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna. Eram perto de mil candidatos e entraram doze: dez homens e duas mulheres”.

LOUVOR

Quando, como Comissária, cessou funções como Comandante da Divisão Policial de Almada, em 2012, Sofia Gordinho foi alvo de um louvor do respetivo município.

O louvor foi atribuído unanimemente pela “extrema qualidade do desempenho revelada no exercício dessas funções de elevado grau de responsabilidade e complexidade”, e pela “particular capacidade revelada em colocar a Polícia de Segurança Pública efetivamente ao serviço das populações do Concelho de Almada, promovendo em permanência o espírito de abertura e proximidade aos cidadãos que deve presidir à intervenção concreta daquela Força de Segurança”.

(Notícia publicada às 18h32)

.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *