INIMPUTÁVEL perigoso libertado volta a agredir pais idosos e a exigir dinheiro para a droga

ESTORIL- Já com histórico de violência para com os pais, de 88 e 91 anos, havia cumprido uma medida de segurança de internamento psiquiátrico após ter sido declarado inimputável perigoso e encontrava-se em liberdade desde há um ano o homem, 53 anos, agora de novo detido por investigadores criminais da PSP de Cascais por voltar a reincidir e a escolher como vítimas os progenitores.
Toxicodependente, o suspeito foi detido esta quarta-feira, no Estoril, pelos investigadores da área da Violência Doméstica, na sequência de mandados de detenção fora do flagrante delito, emitidos pela Autoridade Judiciária, que lhe aplicou posteriormente como medida de coação a prisão preventiva em hospital psiquiátrico ou outro estabelecimento análogo adequado e onde seja possível adotar as medidas cautelares necessárias para prevenir o perigo de fuga e cometimento de novos crimes.
Desde que foi libertado no início do ano passado, o suspeito dirigia-se frequentemente à casa dos seus progenitores, pessoas de idade muito avançada, no Estoril, para lhes exigir dinheiro para adquirir produto estupefaciente.

Quando não lhe abriam a porta, desferia pontapés na mesma até que as vítimas a abrissem e, no momento em que acedia à casa dos pais, dirigia-se a todos os compartimentos e abria as gavetas à procura de dinheiro.
Sempre que os pais recusavam dar-lhe dinheiro eram injuriados e ameaçados.
Numa das situações, o homem subtraiu um envelope com três mil euros que estava no bolso de um casaco de uma das vítimas.
Num outro episódio, perante a recusa dos pais em dar-lhe dinheiro, colocou as duas mãos no pescoço do pai e ameaçou-o de morte. A vítima conseguiu afastar o suspeito com a sua bengala, momento em que o mesmo a agarrou e a partiu ao meio nas suas próprias pernas.