26 de April, 2025
CASCAIS com dois lugares no pódio do campeonato nacional de super carros
Atualidade Desporto

CASCAIS com dois lugares no pódio do campeonato nacional de super carros

Abr 8, 2025
SÉRGIO Azevedo, piloto de Cascais

PORTIMÃO (Do enviado especial de Cascais24Horas) O piloto de Cascais, Sérgio Azevedo, da equipa Batina Racing, conjuntamente com Orlando Batina, repetiram o pódio nas duas corridas em GT4 no Campeonato Nacional de Velocidade- Super Carros, que decorreu no domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Toyota GR Supra GT4 – BATINA RACING

Na box da equipa Betina Racing, o Cascais24Horas falou com o piloto de automóveis Sérgio Azevedo– um homem genuinamente simpático e disponível. Profissionalmente, Sérgio Azevedo é um gestor no setor das tecnologias de informação e empresário na área de marketing & comunicação, mas tem uma enorme paixão pelas corridas de automóveis desde muito novo.

O seu primeiro contacto com as competições foi nos Rallys de carros clássicos, há cerca de 20 anos.

“Há 8 anos atrás comecei a participar nos circuitos nacionais de velocidade e com base na experiência acumulada, desenvolvendo o desafio integrando uma equipa no Campeonato Ibérico de GT4”, afirmou o piloto, que conta com 3 épocas num campeonato muito disputado na Península Ibérica com um número superior a 50 inscritos.

ORLANDO Batina e SÉRGIO Azevedo (os dois primeiros da Direita) que conquistaram no domingo dois pódios em Portimão

Em 2023 terminaram o campeonato em 3º lugar e ficando em 1º lugar da geral na última corrida da época no circuito do Estoril. “A época de 2024 foi de adaptação ao novo Toyota GR Supra GT4, muito diferente do anterior BMW em termos de condução e para este ano mudarem de equipamento de assistência, pois chegar ao pódio faz parte dos nossos objetivos”, segundo o piloto.

Apesar da sua infância ter sido passada em Lisboa, a família veio viver para o Estoril. Desde os seus 13 anos que cresceram a sonhar com uma casa no Estoril, mas regular, o que não foi fácil. “Só aos 25 anos, quando comprei o meu primeiro apartamento, o mais perto que consegui foi na Parede e só muito mais tarde uma casa em Cascais. Já lá vão 28 anos”, recordou Sérgio Azevedo.

Evolução

O Troféu KIA para muitos pilotos é um dos pontos de entrada para a competição onde participou durante dois anos como primeira experiência num campeonato de velocidade. Foi neste troféu que conheceu o presente colega da equipa, Orlando Batina. Na altura, partilhavam os mesmos mecânicos e, assim, criaram uma relação de amizade.

Seguido para o Troféu Citroen C1, um campeonato muito ligado às corridas de resistência, memória que o piloto de Cascais registou para sempre no circuito de Braga ao confrontar-se com 60 pilotos em pista. “Uma coisa incrível”, lembra.

Antes de chegar à classe GTGran turismo (em 2023), ainda passou pelo emocionante troféu “Honda Civic” (Civic Atomic Cup), convidando Orlando Batina para realizar equipe.

Em 2024 foi apresentada a equipa BATINA RACING com a compra de um BMW M4 GT4 e nas palavras de Sérgio Azevedo “convidaram-me para fazer a equipa e há 3 anos que estamos a correr juntos.”

Objetivos

“A competição tem para mim um lado lúdico e ela tenta tirar o máximo de diversão e prazer. Naturalmente que em pista, queremos ganhar o que implica disputar lugares cimeiros, em todo o caso um campeonato disputa-se corrida a corrida e é com esses compromissos que entramos na época 2025 procurando uma participação equilibrada e consistente”, explicou.

Normalmente há sempre duas corridas que têm maior impacto, a primeira porque todos os pilotos vêm as suas chances em aberto para ganhar o campeonato e a última para a disputa final dos lugares da classificação nacional que este ano será mais uma vez no nosso circuito do Estoril em Novembro de 2025.

A abertura da Época 2025, foi com a realização de duas corridas no domingo com o dia a registar os extremos, desde a forte chuva ao sol algarvio exigindo dos pilotos e equipes a sua total concentração e estratégia para ambas as corridas.

Na conversa com o piloto Sérgio Azevedo sabíamos que nas primeiras voltas seriam cautelosas a adivinhar a excitação natural do início da época, porém sem perder de vista os lugares cimeiros e assim se confirmou uma boa estratégia, que culminou em dois pódios, em duas corridas com condições climáticas muito exigentes em termos de condução.

Ambos os pilotos da BATINA RACING completaram os sensivelmente 50 minutos de prova, completando 2 voltas ao circuito Algarvio, destacando a volta mais rápida na segunda corrida da tarde.

Já temos encontro marcado para o próximo mês de julho, no circuito de Vila Real, seguindo os nossos pilotos de Cascais!


						
						

					

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *