BOMBEIROS combatem 4º fogo este ano em bunker da Bataria de Parede C/ Vídeo
PAREDE- Votado ao mais completo abandono e desde 2021 com promessas do município de recuperação para criar um parque e um museu, a 2ª Bataria de Artilharia de Costa de Parede voltou, esta sexta-feira, à tarde, pela quarta vez este ano, a ser palco de um incêndio, combatido com dificuldades pelos Bombeiros de Parede.
O alerta para o incêndio, que deflagrou num dos antigos bunkers, foi dado pouco antes das duas horas da tarde.
Já no local, cinco bombeiros da corporação de Parede, comandados pelo Subchefe Diogo Lamy, encontraram grandes dificuldades em aceder ao bunker, dado as densas camadas de fumo negro que saiam do seu interior.
Vídeo
Pedro Araújo, Comandante dos Bombeiros de Parede, disse a Cascais24Horas que arderam roupas e móveis existentes no local, tendo as operações terminado pouco depois das quatro horas da tarde.
Não é conhecida a origem de este incêndio- o quatro registado este ano no antigo Forte da Bataria de Artilharia de Costa da Parede.
Suspeita-se que os antigos bunkers sirvam de refúgio a sem-abrigos e toxicodependentes, devido ao estado de abandono do espaço.
Recorda-se que o município de Cascais tem vindo a prometer recuperar o histórico espaço depois da cedência do mesmo por parte do Exército, tornando-o aberto à população.
Há três anos, o chefe do executivo revelava que a Câmara Municipal aguardava “que o auto de cedência fosse emitido”, seguindo-se “a entrega do auto de posse, por forma a que município pudesse intervir”.
Património edificado e exemplar único no País, o espaço está “esquecido há décadas”. com a autarquia a pretender transformá-lo num parque urbano com infraestruturas para diversas atividades lúdicas e de lazer, estando, igualmente, prevista a instalação do Museu Militar de Artilharia de Costa.