ATLETA do Estoril Praia e britânico vencem provas do Ironman
CASCAIS- O português Rafael Domingos, atleta do Grupo Desportivo Estoril Praia, foi o grande vencedor da 7ª edição do Iroman 70.3, nas distâncias de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, e o britânico Fraser Minnican o primeiro classificado na 4ª edição (prova principal) nos 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida.
Com 98 nacionalidades representadas, o Ironman juntou em Cascais 4.600 atletas e, segundo a organização, voltou a ser um “sucesso”, com mais de 30 mil pessoas a assistir à partida e à chegada à Baia, com as vitórias na distância completa do atleta britânico Fraser Minnican (masculino), e da competidora dos Países Baixos, Kyra Meulenberg (feminino).
Já no Ironman 70.3 as vitórias foram para o português Rafael Domingos, atleta do Grupo Desportivo Estoril Praia, e para a britânica Lizzie Rayner.
Nestas duas provas, Portugal participou com cerca de mil atletas – o País com mais participantes, tendo-se seguido o Reino Unido e a França.
Francisco Kreye, vereador do desporto do executivo, agradeceu, a propósito, “aos milhares de munícipes que vieram à Baía de Cascais apoiar um dos maiores eventos desportivos”, não sem sublinhar “a importância e o impacto que este evento teve na economia, mas também no desenvolvimento desportivo”.
Os prémios foram entregues este domingo, de manhã, na Baia de Cascais, aos melhores classificados nas duas provas.
Críticas
A realização de este evento não está livre de críticas, de resto à semelhança das edições anteriores, e na página oficial do Facebook do município de Cascais foram mais os que manifestaram desagrado pelos cortes de trânsito e pelo ruído do que os que parabenizaram.
Uma pesquisa rápida nas redes sociais da autarquia permitiu encontrar vários comentários, como, por exemplo, de João Santos, que escreveu: “Um dia inteiro com a Marginal interdita ao transito e muitas estradas secundárias fechadas. Tenham decencia. Os negocios cujas estradas estiveram interditas tiverem imenso prejuizo. Os moradores foram privados de circular livremente….ví seis ou sete espetadores em 40 kms de circuito. Está tudo doido?”.
Já Manuel Gonçalves escreveu:”Nâo há paciência para tanta ignorância! Um dia (1) em que não se pode ir pisar os greens em Cascais (que fazem falta como a fome), e passear de mota como uns loucos serra acima para a fotografia. O egocentrismo e o narcisismo de certo tipo de criaturas é de fazer chorar as pedras da calçada Portuguesa! Sempre mais alto, mais forte, e mais longe! Amém”.
Marília Almeida, por sua vez, dirigiu um comentário ao presidente do executivo: “Senhor Presidente, a lei do ruído é para ser cumprida. Total falta de respeito da Câmara pelos seus próprios munícipes. No próximo ano faça o favor de levar o Iron Man para o Guincho e para o Parque Natural, para não incomodar ninguém”.
Também Maria Amélia Ramos – Sociologist & Trainer, escreveu na página oficial do município: “Inacreditavel!!! Sou moradora na Quinta de São Gonçalo e para ir para Lisboa, com a marginal fechada e muitos outros acessos bloqueados, andei às voltas em oeiras, com um transito descomunal para conseguir apanhar a A5. É uma situação recorrente e andamos todos aqui ás voltas a gastar GASOLINA, PORTAGENS e TEMPO. Sou pelo desporto mas também pelo respeito do proximo. CONSIDERO ISTO UMA FALTA DE RESPEITO POR QUEM RESIDE NO CONCELHO”.
Finalmente, Franquelina Antunes Luis Luis enviou um comentário irónico: “Parabens a todos os desportistas participantes . Pois se nao fosse este evento algumas ruas da malveira da serra nao tinham sido limpas.”
Classificações finais
IRONMAN Portugal-Cascais (masculino):
– 1.º lugar: Fraser Minnican (Reino Unido) – 8 horas, 21 minutos e 24 segundos
– 2.º lugar: Mathieu Merland (França) – 8 horas, 26 minutos e 10 segundos
– 3.º lugar: Quentin Amaral (França) – 8 horas, 31 minutos e 30 segundos
IRONMAN Portugal-Cascais (feminino):
– 1.º lugar: Kyra Meulenberg (Países Baixos) – 9 horas, 37 minutos e 9 segundos
– 2.º lugar: Lou Prigent (França) – 9 horas, 40 minutos e 43 segundos
– 3.º lugar: Eilidh Prise (Reino Unido) – 9 horas, 58 minutos e 11 segundos
IRONMAN Portugal-Cascais 70.3 (masculino):
– 1.º lugar: Rafael Domingos (Portugal) – 4 horas, 3 minutos e 18 segundos
– 2.º lugar: Mathieu Gallet (França) – 4 horas, 3 minutos e 48 segundos
– 3.º lugar: Quentin Guillard (França) – 4 horas, 5 minutos e 35 segundos
IRONMAN Portugal-Cascais 70.3 (feminino):
– 1.º lugar: Lizzie Rayner (Reino Unido) – 4 horas, 15 minutos e 18 segundos
– 2.º lugar: Jeanne Collonge (França) – 4 horas, 15 minutos e 20 segundos
– 3.º lugar: Leana Bissig (Suíça) – 4 horas, 16 minutos e 28 segundos