14 de July, 2024
A NOVA Legislatura
Artigos de opinião

A NOVA Legislatura

Abr 14, 2024
Publicado às 17h37

Bastou assistirmos ao início dos trabalhos, desta nova legislatura, na Assembleia da República, para verificarmos a confusão instalada na eleição do Presidente da mesma, que acabou por ser resolvida pelo Partido Socialista.

Mais chocante ainda, foi a eleição de Diogo Pacheco Amorim para vice-presidente da Assembleia da República, mas o PSD lá saberá as companhias que quer.

Se por um lado o partido Chega é contra o que apelida de “tachos” para todos os políticos eleitos, por outro defende precisamente o contrário, quando propõe um seu representante para Vice-presidente da Assembleia. Ou seja, existe uma enorme contradição entre aquilo que este partido populista de extrema-direita defende e as ações que pratica.

Quem tem saudades de um país onde nos anos 1960/70 proliferavam bairros de barracas por todo território nacional, de um país sem saneamento básico nem água potável nas casas da maioria da população e de uma guerra do ultramar irremediavelmente perdida, tem representação parlamentar com 50 deputados.

Agora, resta-nos esperar pelas próximas sessões da Assembleia da República. Mas pelo espetáculo dado na anterior legislatura não se augura nada de positivo nem dignificante.

Os defensores da raça pura, darwinistas sociais, não conhecem a história e usam uma linguagem política de quiosque ignorando as consequências de tal ideologia social que nos levou à maior tragédia do Século XX, a II guerra mundial.

Por toda a Europa proliferam os defensores desta causa. Esperemos que seja apenas uma tendência passageira.

Trump, Bolsonoro, Le Pen, Farage, partido Vox espanhol e Meloni em Itália arrastam o mundo ocidental civilizado para uma tragédia anunciada, esquecendo ou ignorando os valores fundadores da Carta das Nações Unidas e da União Europeia. Como escreveu Miguel Sousa Tavares, “…não há que acarinhá-los, mas sim combatê-los…”

Outros artigos de JOAQUIM FERNANDES

– Os artigos de OPINIÃO publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de CASCAIS24HORAS

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *