1 de August, 2025
CRECHE ilegal encerrada no Zambujal por “risco iminente para a saúde e bem-estar das crianças”
Atualidade Segurança

CRECHE ilegal encerrada no Zambujal por “risco iminente para a saúde e bem-estar das crianças”

Jul 24, 2025

SÃO DOMINGOS DE RANA- “Falta de condições de funcionamento e risco iminente para a saúde e bem-estar das crianças”, foram os motivos pelos quais inspetores do Instituto de Segurança Social ordenaram, esta terça-feira, o encerramento de uma creche ilegal, que estava a funcionar nas instalações da Associação Educação Popular do Zambujal, uma IPSS, no Zambujal, na freguesia de São Domingos de Rana.

O encerramento foi feito no final de uma ação de fiscalização, numa altura em que na creche estavam 23 crianças em idade dos zero aos 3 anos e 15 crianças em idade de pré-escolar com mais de 3 anos, acompanhadas da diretora pedagógica e de duas assistentes operacionais.

Todos os pais e encarregados de educação das crianças foram na altura contactados e,  com o apoio dos Centros Distritais da Segurança Social, encaminhados para respostas licenciadas existentes no concelho.

“O encerramento urgente de uma creche é decretado de forma imediata sempre que, na sequência de uma ação de fiscalização, se verifique perigo iminente para a vida das crianças”, sublinha a Segurança Social, segundo a qual estas ações são acompanhadas por equipas locais para garantir soluções alternativas às famílias”.

Cascais24Horas contactou, esta quinta-feira, à tarde, a diretora pedagógica, Alda Vila, a qual recusou prestar quaisquer declarações e, também, fornecer qualquer contacto com algum membro da direção da Associação, que foi fundada em julho de 1976 por um grupo de onze mulheres e que obteve o estatuto de IPSS e de Utilidade Pública em 2000.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *