![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/TelhadoParede1-1024x736.jpg)
PAREDE- A manhã de esta terça-feira foi atribulada para os Bombeiros de Parede, que em poucas horas, devido às fortes rajadas de vento e à forte precipitação, tiveram de acudir a 20 situações emergentes, a mais grave das quais a queda de painéis em sandwich, que voaram do telhado de uma moradia e atingiram três outras habitações e seis veículos estacionados.
Em simultâneo com as situações provocadas pelo mau tempo, os Bombeiros de Parede ainda tiveram de acudir a uma situação de emergência pré-hospitalar em que uma jovem, 14 anos, que entrou em paragem cardiorrespiratória, teve que ser evacuada do colégio da Bafureira, com acompanhamento da VMER do Hospital de Cascais, para o Hospital de São José, em Lisboa.
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/TelhadoParede2-1024x576.jpg)
Segundo o Comandante Pedro Araújo, o alerta para a queda dos painéis de sandwich foi dado pelas 9h35 para a rua Brito Pais, na Parede. A estrutura voou do telhado de uma moradia, cujos moradores estavam ausentes, e atingiu três outras habitações, 6 veículos estacionados, bem como a própria via pública.
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/BVParedePedroAraujo2-1.png)
“Felizmente, não há acidentes pessoais a registar”, acrescentou o Comandante Pedro Araújo, segundo o qual as operações de socorro contaram com o apoio do Veículo Plataforma dos Bombeiros do Estoril, Serviço Municipal de Proteção Civil e da empresa municipal Cascais Ambiente, que efetuaram a remoção dos painéis e a limpeza da área.
Ainda segundo Pedro Araújo, Comandante dos Bombeiros de Parede, durante a manhã ainda tiveram de acudir a cerca de duas dezenas de inundações em habitações, garagens, caixas de elevadores e na via pública.
A inundação mais grave voltou a registar-se na estrada de Trajouce, em que a via esteve cortada durante algumas horas para escoamento das águas.