![CINCO heróis homenageados no 139º aniversário dos Bombeiros de Cascais](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/BVCascaisBencaoHerois1-770x470.jpg)
CINCO heróis homenageados no 139º aniversário dos Bombeiros de Cascais
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/BVCascaisBencaoHerois1-1024x442.jpg)
CASCAIS- Os Bombeiros de Cascais celebraram, este domingo, o seu 139º aniversário com um conjunto de cerimónias nas quais participou o Cardeal D. Américo Aguiar, Capelão Nacional dos Bombeiros e durante as quais foram agraciados com a medalha de Agradecimento dois elementos do INEM e três bombeiros da corporação com a medalha de Coragem e Abnegação, por resgates heroicos na orla marítima.
Carlos Pereira, técnico de emergência médica da mota INEM/Cascais, e Luís Filipe Silva, enfermeiro da VMER/Cascais, foram os agraciados com a medalha de Agradecimento atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses, por proposta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais, enquanto o subchefe Rúben Almeida e os bombeiros de 2ª, Luís Costa e Vítor Santos foram distinguidos com a medalha de Coragem e Abnegação.
Todos eles participaram no salvamento, na orla marítima com risco da própria vida a 3 de novembro de 2023, de dois cidadãos estrangeiros caídos à água no Raio Verde, na estrada do Guincho, sabendo-se que os três bombeiros distinguidos também participaram num outro resgate, em circunstâncias idênticas, a 7 de dezembro do mesmo ano.
Foram, igualmente, entregues medalhas de serviços distintos (5, 10, 15, 25, 30, 35 anos), atribuídas pela Câmara Municipal de Cascais, Liga de Bombeiros Portugueses e pela Associação Humanitária a todos quantos dedicaram anos da sua vida à causa humanitária.
Outro ponto alto foi a distinção de elementos com a Medalha de Cidadania e Mérito, reconhecendo mais de 45 anos de serviço à comunidade.
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/BVCascaisBencao2-1024x681.jpg)
A bênção pelo Cardeal D. Américo Aguiar de 4 novos veículos, que veem reforçar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros de Cascais constituiu outro ponto marcante das cerimónias.
Momento de grande simbolismo foi o batismo da nova ABSC05, agora com o nome “Vítor Neves”, adquirida através do Orçamento Participativo 2022 da Câmara Municipal de Cascais.
Neste domingo especial, foi também inaugurado o renovado Centro de Comunicações, que recebeu o nome “Chefe Chico”, em homenagem ao saudoso Chefe Francisco Alves, responsável pelas comunicações dos Bombeiros de Cascais durante mais de 30 anos e um verdadeiro visionário.
Recorda-se que depois da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, os Bombeiros de Cascais constituem a mais antiga instituição do concelho.