7 de February, 2025
CINCO heróis homenageados no 139º aniversário dos Bombeiros de Cascais
Atualidade Segurança

CINCO heróis homenageados no 139º aniversário dos Bombeiros de Cascais

Fev 3, 2025
ELEMENTOS do INEM (À esquerda) e três Bombeiros de Cascais (À Direita) foram distinguidos pelos resgates na orla marítima

CASCAIS- Os Bombeiros de Cascais celebraram, este domingo, o seu 139º aniversário com um conjunto de cerimónias nas quais participou o Cardeal D. Américo Aguiar, Capelão Nacional dos Bombeiros e durante as quais foram agraciados com a medalha de Agradecimento dois elementos do INEM e três bombeiros da corporação com a medalha de Coragem e Abnegação, por resgates heroicos na orla marítima.

Carlos Pereira, técnico de emergência médica da mota INEM/Cascais, e Luís Filipe Silva, enfermeiro da VMER/Cascais, foram os agraciados com a medalha de Agradecimento atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses, por proposta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais, enquanto o subchefe Rúben Almeida e os bombeiros de 2ª, Luís Costa e Vítor Santos foram distinguidos com a medalha de Coragem e Abnegação.

Todos eles participaram no salvamento, na orla marítima com risco da própria vida a 3 de novembro de 2023, de dois cidadãos estrangeiros caídos à água no Raio Verde, na estrada do Guincho, sabendo-se que os três bombeiros distinguidos também participaram num outro resgate, em circunstâncias idênticas, a 7 de dezembro do mesmo ano.

Foram, igualmente, entregues medalhas de serviços distintos (5, 10, 15, 25, 30, 35 anos), atribuídas pela Câmara Municipal de Cascais, Liga de Bombeiros Portugueses e pela Associação Humanitária a todos quantos dedicaram anos da sua vida à causa humanitária.

Outro ponto alto foi a distinção de elementos com a Medalha de Cidadania e Mérito, reconhecendo mais de 45 anos de serviço à comunidade.

BENÇÃO pelo Cardeal D. Américo Aguiar de viaturas constituiu outro ponto alto das cerimónias

A bênção pelo Cardeal D. Américo Aguiar de 4 novos veículos, que veem reforçar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros de Cascais constituiu outro ponto marcante das cerimónias.

Momento de grande simbolismo foi o batismo da nova ABSC05, agora com o nome “Vítor Neves”, adquirida através do Orçamento Participativo 2022 da Câmara Municipal de Cascais.

Neste domingo especial, foi também inaugurado o renovado Centro de Comunicações, que recebeu o nome “Chefe Chico”, em homenagem ao saudoso Chefe Francisco Alves, responsável pelas comunicações dos Bombeiros de Cascais durante mais de 30 anos e um verdadeiro visionário.

Recorda-se que depois da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, os Bombeiros de Cascais constituem a mais antiga instituição do concelho.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *