
TRAJOUCE- Os trabalhos de requalificação da 56ª Esquadra da PSP, em Trajouce, iniciados em dezembro do ano passado, chegaram ao fim quase um ano depois e, a partir de esta terça-feira, agentes policiais dispõem de melhores condições de trabalho e os cidadãos de um atendimento mais digno e acessível.
Possível graças a um apoio financeiro de 150 mil euros por parte da Câmara de Cascais, a requalificação foi inaugurada por Nuno Piteira Lopes naquele que foi o primeiro ato oficial como novo chefe do executivo municipal.
De resto, apurou Cascais24Horas, foi graças ao empenho de Nuno Piteira Lopes, ainda enquanto Vice-presidente, que o apoio financeiro municipal para esta requalificação foi atribuído, como reconheceu o presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Fernando Marques.
Melhorar as condições de trabalho dos agentes da PSP e oferecer maior conforto e segurança à população que recorre à esquadra, reforçando o compromisso do município com a segurança, proximidade e bem-estar dos munícipes, foram os objetivos da intervenção.
A requalificação incluiu melhorias estruturais e funcionais do edifício, assegurando uma resposta mais eficiente às necessidades operacionais da PSP e um atendimento público mais digno e acessível.


Na cerimónia, para além de Nuno Piteira Lopes, estiveram presentes o Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, a Diretora Nacional Adjunta da Unidade Orgânica de Logística e Finanças da PSP, Virgínia Cruz, em representação do Diretor Nacional, o Comandante do Cometlis, Luís Elias, e a Comandante da Divisão Policial de Cascais, Intendente Sofia Gordinho, entre outras entidades, nomeadamente autárquicas.
Novos projetos
Na oportunidade, o Presidente da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, assegurou que “esta intervenção traduz o esforço conjunto entre o município e as freguesias para criar condições mais dignas aos nossos profissionais de segurança e reforçar o sentimento de proteção junto das populações” e anunciou novos projetos na área da segurança.

A criação de uma nova esquadra em São Domingos de Rana, a implementação do primeiro gabinete de apoio psicológico dedicado exclusivamente a agentes das forças de segurança do concelho, e o acesso a habitação pública municipal, para agentes das forças de segurança que residem, do ponto de vista fiscal, a mais 60km do sítio onde vão prestar serviço, constituem novos projetos que estão a ser delineados e em que a autarquia vai continuar a investir na área da segurança, segundo revelou Nuno Piteira Lopes.
Já o Secretário de Estado da Administração Interna garantiu que “nós queremos ter forças de segurança capacitadas, capazes, com efetivo, com jovens rapazes e raparigas que queiram ingressar nas nossas forças de segurança”, tendo acrescentado que “ninguém quer viver, ninguém quer morar, ninguém quer investir, ninguém quer fazer turismo num local que não é um local seguro e, portanto, o investimento em segurança, esse sim, é um investimento fundamental, e é um ativo económico, neste caso, do município de Cascais e da freguesia de São Domingos de Rana”.
A funcionar na dependência da Divisão Policial de Cascais, a 56ª Esquadra, situada na rua dos Bons Amigos, em Trajouce, na freguesia de São Domingos de Rana, é a que cobre a maior parte do território do município, sendo o garante da segurança de quase 60 mil habitantes.