![ROTEIRO para apreciar o património de Cascais](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/NelsonFernandesLivro-770x286.jpg)
ROTEIRO para apreciar o património de Cascais
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/NelsonFernandesLivro.jpg)
Hoje, vou falar da colecção de livros “Roteiros do Património de Cascais”, coordenada pela Dra. Maria Margarida Ramalho e que se pode adquirir nos postos de venda da Câmara Municipal de Cascais.
Este segundo roteiro (que faz parte do primeiro volume da colecção) abrange o Património Geológico de Cascais e é da autoria do Prof. Miguel Magalhães Ramalho, brilhante cientista que nos deixou há pouco tempo.
Não obstante o apreciável esforço de contenção de quem o escreveu, pode este roteiro colocar algumas dificuldades a quem não esteja familiarizado com as ciências da Terra. Contudo, representa para o leitor comum uma oportunidade para tomar contacto com um dos aspectos mais importantes do nosso património, seja através da contemplação de uma maravilhosa sequência de mais de vinte imagens, seja pelo estímulo para realizar visitas de observação a alguns dos mais belos locais da circunscrição da Real Vila.
Como escreveu o Autor, “o território do concelho de Cascais guarda testemunhos importantes da sua história ao longo de 150 milhões de anos e as excepcionais condições de observação de muitas das suas páginas”, em especial daquelas que se vêem ao longo da escarpa litoral (…)
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/Livro2.png)
“A faixa costeira onde se encontra a maior parte dos sítios com interesse geológico do concelho deve, portanto, ser mantida com as suas características naturais, evitando intervenções que a artificializem ou ocultem os seus valores geológicos. O caso da cimentação das arribas, ao longo do paredão entre as praias do Estoril e de S. João, é um exemplo paradigmático do que se não deve de fazer.
“A isto há que acrescentar o excepcional valor paisagístico de algumas zonas do concelho, o que, em boa parte, se deve às suas características geológicas. Aqui podemos considerar incluídos todo o traço litoral que vai da Ponta da Abelheira até ao Farol de Santa Marta, a arriba litoral de S. João do Estoril e Carcavelos, o belo campo dunar do Guincho – Cresmina – Oitavos, o Vale da Ribeira das Vinhas e, sem qualquer dúvida, todas as vistas da Serra de Sintra que se podem desfrutar desde o Guincho até ao limite oriental do concelho.”
Quanto às belíssimas SUGESTÕES DE PERCURSO, elas incluem:
1.º percurso: Jurássico Superior – com saída da Ponta da Abelheira até à Praia do Abano.
2.º percurso: Cretácico – com saída da Boca do Inferno até à Praia do Guincho.
3.º percurso: Duna Fóssil de Oitavos.
4.º percurso: Cretácico do Litoral entre a Pedra do Sal e o Hospital de Santana.
5.º percurso: Dunas do Guincho – Cresmina.
6.º percurso: O Maciço de Sintra – Percurso entre a Ponta da Abelheira e o Cabo da Roca.
Creio que a Câmara de Cascais estará receptiva à organização de visitas guiadas para grupos de pessoas interessadas.
Enquanto isso não for possível, não deixem de contemplar este magnífico livro. Encomiasticamente o recomendo.
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia