RABUÇA, velho e valoroso Lobo do Mar
Há meia dúzia de dias ofereceram-me um livro já antigo sobre a Costa do Estoril.
Comecei a folheá-lo com prazer, e a certa altura tive uma comoção indescritível. Inesperadamente, deparou-se-me esta bela fotografia, representando anonimamente um velho pescador na tarefa de remendar as redes e prepara-las para a faina.
Ora, o pescador em causa é alguém que conheci muito bem, com quem tive uma sentida relação de amizade, e que faleceu em 2013.
Eu, que não fui pescador, conheci este autêntico lobo do mar quando, em 1990 vim viver para Cascais e convivi com ele mais frequentemente depois que fiz os estatutos, fundei e dirigi a Associação Armadores e Pescadores de Cascais no ano 1994. Desde o primeiro momento tive a perceção de que estava em presença de um ser humano excecional, e com ele consolidei uma forte amizade.
Tornámo-nos parceiros da mesa nos jogos de cartas que nos reuniram sábados e noites sem conta na sede do Grupo Sportivo e Dramático de Cascais, da qual éramos sócios e eu cheguei a ser Presidente Interino da Direção.
Como disse atrás, emocionou-me profundamente ao encontrar nesta fotografia o meu querido amigo Rebuça. e aproveito para lhe enviar, lá onde ele esteja, uma terna saudação, com o seguinte pedido:
“Meu bom amigo! Um dia irei inevitavelmente ter contigo. Por isso te peço desde já que vás preparando o baralho de cartas para voltarmos a formar par e jogar mais umas grandes suecadas…”
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia