19 de November, 2024
QUEM FOI, afinal, Ricardo Espírito Santo?     
Você Sabia?

QUEM FOI, afinal, Ricardo Espírito Santo?     

Nov 17, 2024

Filho do rico negociante José Maria do Espírito Santo Silva, falecido em 1915, Fundador, em 1883, da firma Silva, Beirão, Pinto & Cia., que deu origem, em 1920, ao Banco Espírito Santo, e de sua segunda mulher Rita de Jesus Ribeiro.

Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras, com altas classificações, no Instituto Superior de Contabilidade, Economia e Finanças da Universidade Técnica de Lisboa.

Foi o sucessor directo de seu pai na gestão de importantes negócios.

Em 1932, sucede a seu irmão, José Ribeiro do Espírito Santo Silva, na liderança do Banco Espírito Santo (BES), até à sua morte em 1955.

Durante o período em que presidiu ao BES, o banco funde-se com o Banco Comercial de Lisboa, passando a designar-se por Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, em 1937, uma das entidades financeiras e bancárias de maior importância na vida portuguesa.

Ricardo do Espírito Santo foi, também, um homem dedicado às artes e à cultura, tendo coleccionado diversas pinturas, mobiliário e tapeçarias.

Em 1953, cria a Fundação Ricardo do Espírito Santo, uma “Escola-Museu de Artes Decorativas”, instalada no Palácio Azurara, em Alfama, Lisboa, que viria a doar ao Estado português.

Foi o seu primeiro presidente do Conselho Directivo. Organizou um ano depois, em 1954, uma importante exposição de ourivesaria portuguesa em Paris. Durante a 2.ª Guerra Mundial, não obstante a ascendência judaica de sua mulher, Ricardo do Espírito Santo Silva chegou a ser considerado, pelo MI6, um agente alemão, relacionado com a estadia, entre Junho e Outubro de 1940, do Duque de Windsor com a sua mulher Wallis Simpson, em sua casa.

Existe, ainda, um telegrama do embaixador alemão em Madrid, enviado ao ministro dos Estrangeiros, Ribbentrop, a informá-lo de que se havia posto «em contacto com o nosso confidente, e anfitrião do duque, o banqueiro Ricardo Espírito Santo».

Não terminando aqui a geração de banqueiros e empresários iniciada pelo seu pai, é ainda avô dos conhecidos gestores José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado.

Nasceu em Lisboa, no dia 12 de novembro de 1900, faleceu em Cascais, no dia 2 de novembro de 1955.

*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.

Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *