13 de November, 2025
PITEIRA Lopes trava especulação imobiliária e garante 450 mil m² para criar maior parque verde urbano no concelho
Ambiente Atualidade

PITEIRA Lopes trava especulação imobiliária e garante 450 mil m² para criar maior parque verde urbano no concelho

Nov 11, 2025
PITEIRA Lopes está apostado em acabar com a especulação imobiliária no concelho de Cascais

CASCAIS- A Câmara Municipal de Cascais aprovou, esta terça-feira, o exercício do direito de preferência sobre os terrenos com cerca de 450 mil metros quadrados situados no triângulo da Aldeia de Juso–Birre–Areia, travando qualquer operação de especulação imobiliária sobre aquela área estratégica do concelho.

A proposta, que incluiu a contratação de um empréstimo bancário de 30 milhões de euros destinado à aquisição dos terrenos, foi aprovada com os votos favoráveis da coligação “Viva Cascais” (PSD/CDS), do PS e do Chega. Apenas a candidatura independente de João Maria Jonet votou contra.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, esta decisão representa “uma medida estratégica e emblemática para o futuro de Cascais”, que permitirá ao município concretizar uma das maiores intervenções urbanísticas sustentáveis do concelho.

“Estamos a garantir que estes 450 mil metros quadrados serão mantidos como espaço verde, público e acessível a todos. Será criado o maior parque urbano de Cascais, com uma área cinco vezes superior à do Parque Marechal Carmona ou do Pperucs (Plano de Pormenor do Espaço de restruturação urbanística de Carcavelos Sul). Este espaço verde contribuirá decisivamente para o nosso compromisso de alcançar 15 m² de espaço verde por habitante até 2029”, afirmou Piteira Lopes.

O projeto prevê ainda a criação de uma nova via de ligação entre a Aldeia de Juso e a Areia, a possibilidade de construção de habitação pública municipal e a edificação de um novo pavilhão multiusos, destinado a acolher atividades desportivas, culturais e congressos.

Piteira agradece apoio do PS e do Chega e lamenta voto de Jonet

Na reunião, que decorreu nos Paços do Concelho, Nuno Piteira Lopes agradeceu o apoio do PS e do Chega à proposta, sublinhando “a importância do diálogo e da cooperação institucional para o desenvolvimento de projetos estruturantes para o concelho”.

Não deixou de lamentar a posição assumida pelos dois vereadores da candidatura de Jonet.

“Lamento que a candidatura independente não se tenha associado a esta visão de futuro para Cascais. Comprometo-me, contudo, a continuar a trabalhar em conjunto com o PS e o Chega para delinear o melhor projeto possível para as futuras gerações de cascalenses”, assegurou Piteira Lopes.

Com esta decisão, a Câmara Municipal de Cascais coloca um ponto final na incerteza e na especulação imobiliária sobre os terrenos da Aldeia de Juso–Birre–Areia, preservando o património ambiental e abrindo caminho a um novo espaço público de referência para o concelho.

7 Comments

  • Caríssimo Presidente da Câmara, porque é que as reuniões de câmara são à porta fechada?
    Esquece que se está no poder foi porque os cidadãos o colocaram aí?
    Então porque não torna públicas as reuniões?
    E se é crescido, porque lamenta a oposição, neste caso o Jonet? Deveria ouvir e perceber as razões dos outros.
    Ouça mais as pessoas e cumpra com o que diz. Parece ter memória curta…mas o “povo” não esquece.

  • Bom dia
    Uma boa notícia, sem dúvida mas já vem atrasada
    Em Cascais só se vê construção e guindastes
    A frente e a menos de um metro das minha janelas foram aprovadas e estão a ser construídas várias moradia , o que faz com que eu deixe de ter privacidade na minha própria casa .

  • 30 milhões para exercer o direito de preferência na compra de terrenos que foram valorizados pelos próprios decisores nos mandatos anteriores. Estes terrenos ganharam potencial construtivo na revisão do PDM em 2015 e no RJIGT em 2022/2023. Se fossem classificados como solo rústico, custariam milhares, não milhões. Agora mascaram esta operação como algo positivo. Sim, um parque urbano é bom! mas não contam a verdade: os munícipes vão pagar milhões a mais. Isto acabou com a especulação ou fez parte dela? Que interesses estão por trás deste número? Mais um malabarismo político!

  • Dr Nuno
    Assim terá sempre o meu apoio e todos os que comigo andam.
    Vai no.caminho certo,parabéns
    Abraço

  • Parabéns Sr. Presidente, boa notícia,chega de construção, Cascais não tem acessos rodoviários para tanta gente, a rua das Codornizes está impossível, já cheguei a aguardar mais de 10minutos para sair da minha garagem e mesmo assim com insultos dos Fitipaldes que nessa rua testam a rapidez dos seus carros.
    Parabéns pelo espaço verde, venham mais.

  • Parabéns, fico extremamente satisfeito com a decisão da Câmara Municipal, agora vamos aguardar, fundamentalmente pela construção do tão falado pavilhão, esperamos que seja seja edificado com a magnitude que CASCAIS tanto merece.

  • Moro em Birre ao meu lado foi aprovado uma moradia que nem tem 6m de afastamento da minha casa e mais parece uma torre . Neste momento vale tudo , ate nas zonas mais nobres !

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *