Pelo Direito a Ruas Sem Buracos

OPINIÃO | MIGUEL BARROS
Em 2026 temos um concelho onde as ruas estão cheias de buracos. Se dúvida houvesse, este rigoroso inverno veio expor a total incompetência de quem gere a Câmara Municipal de Cascais na manutenção de estradas.
Plano para manutenção regular das estradas? Não existe. Plano para reparar rapidamente as estradas danificadas? Não existe. Reparações e manutenções com qualidade? Nada de qualidade, apenas remendos que desaparecem passados uns meses. Resposta a pedidos de reparação feitos na aplicação CascaisFix? Meses, muitos meses, e com sorte.
Como munícipes, pagamos os nossos impostos, e não são poucos. Temos o direito de termos a rua onde moramos, ou as ruas por onde circulamos, em bom estado de conservação, tal como temos o direito de ter eletricidade, água, gás ou recolha do lixo. Mas aquilo que se passa em Cascais é algo próprio de regimes onde uma elite se habituou a viver confortavelmente à custa da população.
Percorram as prolíficas redes sociais da Câmara Municipal de Cascais, ou de Nuno Piteira Lopes, e não vão encontrar uma única referência à reparação de ruas. É como se vivêssemos em duas realidades distintas. Aquela em que este executivo insiste em que acreditemos, uma realidade feita de festas, aniversários e celebrações de qualquer coisa, como se fôssemos os figurantes de um imenso parque de diversões, e aquela com que todos os dias nos confrontamos, de ruas onde mal se consegue circular, de buracos cheios de água da chuva e de falta de passeios.
Gerir um concelho não é passar o dia a fazer discursos ou a descerrar placas de inauguração por tudo e mais alguma coisa. É ter uma cultura de trabalho, de esforço, e de exigência. De antecipar problemas e mostrar resultados. Algo que este executivo desconhece.
–Os artigos de OPINIÃO publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de CASCAIS24HORAS.
LER artigos de opinião em https://cascais24horas.pt/category/artigos-de-opniao