O PARQUE Marechal Carmona
Foi comprado à Misericórdia de Cascais pelos Carmelitas Descalços, sob o patronato do D. António de Castro.
Depois de, em 1834 passar para os bens do Estado, teve vários donos, até ter sido finalmente adquirido pelo Visconde da Gandarinha, que construiu aí um parque romântico.
O jardim do Palácio Condes Castro Guimarães também se caracterizava por um toque de romantismo e, em 1944, após o terreno da Gandarinha ter sido adquirido, os dois espaços foram unidos e abertos ao público.
Depois da revolução do 25 de abril de 1974, passou a designar-se Parque da Gandarinha, apesar de ainda hoje ser conhecido como Parque Marechal Carmona.
O Parque tem uma mata com árvores de grande porte, amplos relvados, canteiros de herbáceas e arbustos decorativos, e abriga muitos elementos, arquitetónicos de interesse, e percursos com um toque de romantismo.
Integra, ainda, um troço da Ribeira dos Mochos, lagos, um parque de merendas e um campo para jogos tradicionais.
Nas caves do Museu Castro Guimarães guardam-se achados arqueológicos que recuam, por vezes, ao paleolítico inferior e que testemunham o passado da região.
Ali encontra-se uma cafetaria com esplanada e um belo lago, onde nadam patos, é perfeito para proporcionar momentos de descanso e contemplação.
O espaço tem também um parque infantil, que está dividido em três áreas, adaptadas às faixas etárias das crianças, portanto, é um bom sítio para festas de aniversário!
Os miúdos vão amar uma celebração neste sítio tão giro!
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia