MARÉGRAFO, património científico pioneiro em Cascais
Existente já desde o século XIX e, sem que muitas pessoas o saibam hoje em dia, esta pequena peça patrimonial existente junto à cidadela de Cascais foi um dos primeiros observatórios para o estudo das correntes e das marés a ser instalado na Europa.
Construído em Paris em 1877, foi mandado implantar na enseada de Cascais, sobre um rochedo, por determinação do Rei D. Carlos em 1882.
A localização inicial ficava um pouco mais para oriente (cerca de 30 metros), sendo mudado para o lugar actual (representado no postal) de 1885 a 1900.
Integrado desde há muito numa rede internacional de marégrafos, os dados nele registados são fornecidos há mais de 120 anos ao principal centro de difusão deste tipo de informações em todo o Mundo: o Permanent Service for Mean Sea Level.
Externamente, é constituído por uma construção típica da arquitectura civil oitocentista, com planta circular de um só andar, coberto por uma cúpula semiesférica.
Internamente, funciona um sistema de medição analógico, com base numa bóia colocada no poço cilíndrico em que entra a água do mar.
Através de cordas e roldanas, o movimento da bóia é transmitido ao sistema de medição, constituído por uma caneta que regista a curva dos valores numa folha de papel quadriculado, colocada num tambor giratório ligado a um relógio que data de 1877.
O marégrafo, tal como o descrevo, ainda funciona em pleno, embora tenha sido adquirido em 2003 um novo sistema com base na medição de ondas acústicas e sua codificação por via digital e fornecendo não só os dados do nível do mar como também a pressão atmosférica e a temperatura do ar e da água. Ao permanecer em funcionamento, o instrumento inicial serve agora para a calibragem do mais recente.
No âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Cascais e o Instituto Geográfico Português (entidade responsável pela sua operação), o Marégrafo pode ser visitado mediante marcação prévia por escolas, investigadores de todo o mundo, grupos de seniores ou simples interessados.
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia