20 de October, 2025
JONET. É a primeira vez que uma candidatura independente elege dois vereadores em Cascais
Autárquicas2025 Política

JONET. É a primeira vez que uma candidatura independente elege dois vereadores em Cascais

Out 13, 2025
JOÃO Maria Jonet, o candidato que veio a revelar-se uma enorme surpresa pelos resultados eleitorais obtidos

CASCAIS- Não obstante a votação fragmentada revelada este domingo nas eleições autárquicas, é a primeira vez que uma candidatura independente, neste caso do jovem João Maria Jonet, com um orçamento de 110 mil euros, conseguiu eleger dois vereadores para o executivo municipal na história da democracia em Cascais.

Jonet logrou conquistar 12.954 votos, 14,77% no eleitorado, tornando-se no terceiro maior candidato votado para a Câmara de Cascais.

A última candidatura independente, com sucesso, em Cascais, teve lugar em 2013 com o SerCascais, movimento liderado pela jurista Isabel Magalhães, que acabou por ser eleita vereadora.

No entanto, não há, na realidade, memória de que uma única candidatura independente tenha conseguido eleger de uma assentada dois vereadores para o executivo municipal.

João Maria Jonet, com o seu programa “Cascais Para Viver”, vai assumir, em breve, com António Manuel Pereira Caldas de Castro Henriques, gestor e ex-administrador do Millennium BCP, lugares como vereadores no executivo camarário.

“Não iremos aceitar a atribuição de quaisquer pelouros”

Em declarações, esta segunda-feira, a Cascais24Horas, João Maria Jonet afirmou que “o nosso objetivo era vencer, mas como não aconteceu, assumiremos as vereações que obtivermos sem aceitar pelouros, para apresentar propostas alternativas, exigir soluções para os problemas e defender os munícipes sem quaisquer constrangimentos ou limitações!”.

“Não iremos aceitar a atribuição de quaisquer pelouros”, garantiu João Maria Jonet, antecipando-se a qualquer proposta que, eventualmente, possa surgir por parte do novo Presidente da Câmara, Nuno Piteira Lopes.

Contas feitas sobrou…zero

A campanha de João Maria Jonet, jovem dissidente do PSD e comentador político da SIC, orçou em 110 mil euros, de acordo com dados disponibilizados no próprio site do candidato em nome da transparência.

O que foi recebido, foi totalmente gasto, segundo os dados que publicamos a seguir, com base na informação do site do candidato.

2 Comments

  • Parabéns João Maria Jonet

  • Parabéns! Confio na sua gestão como vereador. Carcavelos preciso de um olhar mais digno.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *