FOGO consumiu 95 hectares de mato e pinheiros
Notícia publicada às 18h35
No rescaldo do incêndio de grandes proporções que lavrou este domingo, durante oito horas, entre o Alto de Janes, Zambujeiro, Murches e Charneca, os dados provisórios apontam para uma área ardida de 95 hectares contra os 206,9 hectares consumidos pelo fogo do ano passado, que teve o ponto de ignição noutro local e não lavrou nos mesmos locais, apurou Cascais24Horas.
O incêndio que lavrou em julho de 2023 teve o seu ponto de ignição em Vale de Cavalos e foi provocado pela queda de um cabo de eletricidade e, na altura, mobilizou no teatro de operações 748 operacionais, apoiados por 230 veículos e 14 meios aéreos.
Já o incêndio de este domingo, que atingiu grandes proporções, poderá ter tido origem em ação criminosa e no seu combate estiveram empenhados 346 operacionais com 105 meios terrestres e 14 meios aéreos.
Recorda-se que o fogo atingiu maiores proporções devido ao vento forte sentido na região, o que dificultou o trabalho dos Corpos de Bombeiros.
Para além de ter causado 14 feridos- onze bombeiros e três populares- o incêndio atingiu e destruiu um carro de combate a fogos urbanos dos Bombeiros de Agualva-Cacém, causou danos num outro de Alcabideche e destruiu 9 boxes de madeira do Centro Hípico da Costa do Estoril, na Charneca.
Notícias relacionadas