20 de October, 2025
EX-AUTARCA socialista apoia Nuno Piteira Lopes e António Capucho João Maria Jonet
Destaques Política

EX-AUTARCA socialista apoia Nuno Piteira Lopes e António Capucho João Maria Jonet

Set 29, 2025

CASCAIS– A poucos dias das eleições autárquicas, desdobram-se os apoios a candidatos. São os casos da ex-presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, a socialista Fernanda Gonçalves, que manifesta publicamente o seu apoio à coligação PSD/CDS-PP Viva Cascais, liderada por Nuno Piteira Lopes, e do antigo presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, a apoiar o independente João Maria Jonet, que concorre sob a sigla Cascais para Viver.

Fernanda Gonçalves, que nas últimas autárquicas perdeu para a coligação Viva Cascais a presidência da Junta de São Domingos de Rana, até então o único bastião socialista no concelho, tem manifestado publicamente o seu incondicional apoio a Nunmo Piteira Lopes.

“Vou apoiar, Nuno Piteira Lopes”, escreveu Fernanda Gonçalves, que, de seguida, explica que o faz “pelo respeito que sempre lhe reconheci independentemente de eu na altura ser de outro partido, pelo reconhecimento, por demonstrar empatia, capacidade de diálogo, saber escutar, capacidade de motivar, ter experiência, ter visão estratégica, adaptação às diversidades e ser capaz de enfrentar os problemas de cabeça erguida e sem rancores”.

“Por esse motivo e porque detesto gente mal agradecida e convencida, o meu candidato será Nuno Piteira Lopes, para a Câmara Municipal de Cascais”, garante a antiga autarca socialista, que tem acompanhado a campanha do Viva Cascais.

Oficial, também, é o apoio de António Capucho, antigo presidente da Câmara Municipal de Cascais durante três mandatos consecutivos, ao candidato independente João Maria Jonet, que concorre sob a sigla “Cascais Para Viver”.

Critico do atual executivo, António Capucho, um nome incontornável na história do PPD/PSD desde 1974, tinha, no entanto, em declarações a Cascais24Horas, em julho último, afirmado não ter declarado o apoio a qualquer candidatura” às próximas autárquicas, em Cascais, embora não tenha negado reconhecer em Nuno Piteira Lopes  “qualidades exigíveis para o cargo”.

Agora, ao manifestar publicamente o seu apoio a João Maria Jonet, António Capucho afirma “não ter encontrado na candidatura do PSD/CDS qualquer propósito de mudança nas áreas essenciais como a habitação acessível, o planeamento do território e a política urbanística”.

“Em outubro, voto na candidatura de João Maria Jonet.”, assegura António Capucho, que considera “acreditar e confiar na capacidade do candidato de liderar uma alternativa credível e inovadora para Cascais”.

Para além de Piteira Lopes, pela coligação Viva Cascais e de João Maria Jonet como independente, concorrem à Câmara de Cascais João Ruivo (PS), João Rodrigues dos Santos (Chega), Manuel Simões de Almeida (Iniciativa Liberal), o Independente António Pinto Pereira, com o apoio da Nova Direita e do Nós, Cidadãos,  Carlos Rabaçal (CDU em coligação com o PEV) e Alexandre Abreu (Bloco de Esquerda em coligação com o Livre e o PAN).

Entretanto, entre os próximos dias 03 e 10 de outubro, Cascais24Horas vai publicar o programa de cada candidato à Câmara Municipal de Cascais.

1 Comment

  • O PSD no seu melhor! A longa tradição de alienar pessoal corruptível das outras listas, acenando-lhes com funções no novo executivo. Aconteceu com candidatos do CHEGA!, do PS e do CDS. Jonet e Piteira Lopes… o mesmo partido: PSD. Dia 13 o Jonet estará a trabalhar para o Piteira! Limpinho!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *