DA ESTRATÉGIA nasce a obra
Qualquer titular de cargos públicos, encontra no seu caminho duas maneiras de servir a causa pública; optar por apresentar promessas e propostas, recorrendo a “powerpoints com muita parra e pouca uva” que nunca vão sair do papel, no seguimento do que os Governos PS nos habituaram nos últimos 8 anos, do qual um dos grandes mentores ideológicos deste método foi “premiado” com o cargo de secretário geral socialista; ou apresentando uma postura construtiva, elaborando estratégias com objetivos, metas e cronologia realistas e cujo resultado possa ser palpável em tempo útil.
A maioria que sustenta o executivo da Câmara Municipal de Cascais sempre optou por este segundo caminho e por isso tem vindo a merecer a confiança dos cidadãos de Cascais em mandatos sucessivos.
Exemplo mais recente é a implementação no terreno da Estratégia Local de Habitação, um plano ambicioso que a CMC se propôs a executar em resposta a uma das maiores preocupações dos cidadãos: a necessidade de uma habitação digna, PUBLICA, com rendas acessíveis e a custos controlados. Este documento, aprovado na sua versão final em Novembro de 2023, prevê a construção e reabilitação de mais de 1800 fogos de habitação pública até 2026, num total de 3500 nos próximos quatro anos.
Um esforço sem precedentes no valor total superior a 350M euros, com recurso ao orçamento camarário, fundos comunitários e do PRR.
Visa garantir mais habitação pública e fazer subir os rácios de número de fogos para aluguer no parque habitacional, no seguimento das melhores práticas da Europa, permitindo assim dinamizar o mercado de arrendamento de forma justa e fixar jovens e famílias a Cascais.
Esta estratégia já tem marcas visíveis no terreno, com a disponibilização em Setembro de mais de 30 quartos para professores deslocados no concelho, estando previsto a disponibilidade também no futuro para profissionais de saúde e forças de segurança.
Foi aprovado também no passado mês de outubro a disponibilidade no Mosteiro de Santa Maria do Mar em Sassoeiros, de 42 quartos em regime de residência para estudantes, respondendo a necessidade de alunos e famílias na persecução dos seus estudos universitários em Cascais.
Finalmente, e cumprindo a promessa e os objetivos da Estratégia Local de Habitação, foram iniciadas obras de construção nova de mais 4 novos prédios de habitação no mês de outubro, em Talaíde, Abóboda e Alcoitão, totalizando quase 90 fogos. Também se inicia neste mês de Novembro a construção de mais 48 novos fogos igualmente na freguesia de Alcabideche.
Este é o sinal de comprometimento do executivo Municipal e da maioria que o sustenta, de que as promessas são para cumprir e as necessidades dos cidadãos são para serem respondidas, sem vacilar, sem desculpas conjecturais e sem ter medo de por mãos à obra.
*Deputado Municipal Grupo de Lista PSD
Outros artigos de JOSÉ DIOGO SIMÕES
– Os artigos de OPINIÃO publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de CASCAIS24HORAS