
CASCAIS- O King´s College School Cascais, construído no que foi uma antiga pedreira, em Birre, inaugurou oficialmente o seu campus completo, resultado de um investimento de 75 milhões de euros- o maior de sempre numa escola em Portugal, com uma infraestrutura educativa de classe verdadeiramente mundial, um campus que rivaliza com os melhores colégios internacionais e que eleva o padrão do ensino privado no nosso País.
Com mais de 40.000 m², o novo campus oferece um conjunto de instalações sem paralelo no País: campos desportivos de padrão internacional, um pavilhão desportivo moderno com capacidade para grandes eventos, piscina interior climatizada de 25 metros para treino ao longo de todo o ano, auditório de última geração, salas de aula equipadas com tecnologia de ponta, laboratórios científicos de nível universitário e espaços dedicados às artes criativas e performativas.




O projeto só foi possível graças ao “apoio e colaboração estreita da Câmara Municipal de Cascais, cuja visão e empenho foram determinantes para trazer para o concelho uma infraestrutura educativa de referência mundial”, refere uma nota do próprio colégio em cuja inauguração, entre outras entidades convidadas, esteve o ainda Vice-presidente do executivo, Nuno Piteira Lopes, acompanhado da vereadora da área da educação, Diana Vale, e do também ainda presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares.
Fonte próxima do colégio explicou que os autarcas foram convidados ainda em exercício de funções, não podendo a sua presença ter interpretada como uma ação de campanha.

Programa de internato e bolsas de estudo
O arranque do novo ano letivo assinalou, igualmente, o lançamento do programa de internato, que coloca o King’s College School Cascais entre os primeiros colégios privados do País a oferecer esta experiência. A residência estudantil recebe até 50 alunos a partir dos 13 anos, num ambiente internacional, seguro e enriquecedor.
“O colégio orgulha-se também de anunciar que receberá dois alunos, de 14 e 15 anos, que integram o programa Nsouli Scholars, que lhes permitirá aceder a esta experiência educativa única. São dois jovens de elevado potencial, oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos, que terão acesso a uma bolsa de estudo integral e ao internato em Cascais”, refere a mesma nota.
“Queremos fomentar a inovação, reforçar a confiança e ajudar mentes jovens a aprender e a crescer, para que prosperem no mundo”, acrescenta a nota, reforçando que “o King’s College School Cascais representa um marco para Portugal, pois pela primeira vez temos uma escola que, em infraestruturas e em qualidade, rivaliza com as melhores do mundo”.

“O investimento realizado reflete o compromisso em dotar o país de uma infraestrutura de ensino de referência mundial, com tecnologias de ponta e instalações de excelência, oferecendo uma experiência académica, cultural e internacional única”, referiu, por sua vez, John Leitão, CEO do Inspired Education Group em Portugal.
O King’s College School Cascais recebe alunos dos 1 aos 18 anos. Do 1º ao 5º ano, existe a opção do Bilingual Pathway (programa duplo português-inglês, que integra o currículo de Cambridge e o currículo do Ministério da Educação). Na Senior School (Year 7 – Year 13), os alunos seguem o percurso internacional em inglês: Cambridge International Curriculum (Years 7–9), IGCSE (Years 10–11) e o International Baccalaureate Diploma Programme (Years 12–13).
Parte do Inspired Education Group, que conta com 121 colégios premium em cinco continentes e mais de 95.000 alunos, o King’s College School Cascais alia a tradição académica de mais de 50 anos do grupo King’s College a uma infraestrutura de vanguarda. Os alunos beneficiam ainda das oportunidades internacionais únicas do grupo Inspired, incluindo programas de intercâmbio em escolas no estrangeiro, campos de férias de verão e inverno, competições internacionais, bem como acesso às mais inovadoras tecnologias educativas.