7 de May, 2025
CHUVA, velocidade e talento: Brian Uriarte brilhou no arranque do MotoGP Júnior do Estoril
Atualidade Desporto

CHUVA, velocidade e talento: Brian Uriarte brilhou no arranque do MotoGP Júnior do Estoril

Mai 6, 2025
URIARTE (#51), da equipa UAX SeventyTwo Artbox, dominou a corrida sem dar hipótese à concorrência

ALCABIDECHE- O MotoGP Júnior deu o pontapé de saída na temporada 2025 no último fim-de-semana e o palco escolhido foi o circuito do Estoril, com Brian Uriarte a levar a melhor depois de 16 voltas cheias de emoção, entre muita chuva, curvas apertadas e motores em força.

Uriarte foi mesmo quem ocupou a posição mais alta do pódio, partilhada com Hakim Danish (SIC Racing MSI) segundo na classificação e Rico Sallela (Estrella Galícia) em terceiro.

Foi um fim-de-semana de emoções, que começou com muita chuva- daquelas que põem qualquer piloto à prova. As qualificações de sábado foram feitas sob aguaceiros intensos a tornarem a pista num verdadeiro desafio. Mesmo assim, Uriarte mostou logo que vinha com tudo, garantindo um lugar na linha da frente da grelha.

Já no domingo o tempo ainda ameaçava, mas acabou por dar uma trégua. E o público respondeu- mesmo com o céu cinzento, foram muitos que encheram o Paddock para ver de perto os futuros nomes grandes do MotoGP. E valeu mesmo a pena.

Um campeonato para jovens pilotos que sonham chegar ao topo

Mas, afinal, o que é o MotoGP Júnior, oficialmente chamado FIM JuniorGP World Championship?

Trata-se de um campeonato internacional pensado para jovens pilotos que sonham chegar ao topo: o MotoGP. É organizado pela Dorna Sports (os mesmos do MotoGP dos crescidos) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e funciona como uma espécie de “escola” de onde saem muitos dos talentos, que depois vemos a brilhar nas categorias principais.

Com motos semelhantes às da Moto3 e um calendário bem competitivo, esta é a porta de entrada para quem leva a sério o mundo das duas rodas.

Agora que a temporada começou, é esperar para ver quem mais vai destacar-se, sendo certo que o nome Brian Uriarte começou a ficar gravado como o primeiro grande vencedor de 2025.

No contexto nacional, aguarda-se com grande expectativa a passagem do campeonato de velocidade a ser disputado no Estoril nos próximos dias 24 e 25 de maio e que inclui a classe distinta de superbikes, que diferem muito pouco da “performance” de uma moto preparada para o MotoGP.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *