
CASCAIS previne gripe das aves nos parques

CASCAIS- A Câmara Municipal de Cascais está preocupada com o recente alerta da Direção Geral de Agricultura e Veterinária (DGVA) sobre a gripe das aves e, esta segunda-feira, ao final da tarde, encerrou temporariamente, o Parque da Quinta da Alagoa, em Carcavelos, para detetar qualquer situação de risco entre os animais que integram o espaço, apurou Cascais24Horas.
No entanto, segundo fontes autárquicas, “não foi registado nenhum animal morto ou com sintomas de gripe das aves, pelo que o Parque da Quinta da Alagoa manter-se-á aberto nos horários normais de verão”.
Esta informação oficial contraria alertas nas redes sociais de que a Câmara de Cascais ia encerrar o parque e retirar todos os animais que proliferam no espaço, nomeadamente faisões, galinhas, galos, patos, pombos e outros.

Um dos alertas foi divulgado por António Pinto Pereira, candidato apoiado pelo partido Nova Direita às próximas eleições de 12 de outubro. Preocupado com o alegado encerramento do espaço e a evacuação dos animais, Pinto Pereira chegou a contactar várias entidades e, esta segunda-feira, manteve-se no parque, acompanhado de alguns apoiantes, para testemunhar o encerramento que, afinal, não chegou a verificar-se.
Entretanto, o município assegura que “continua atento e vigilante face ao alerta da DGS sobre casos de gripe das aves detetados em municípios da Área Metropolitana de Lisboa” e acrescenta que “a segurança e o bem-estar de todos são a nossa prioridade”.
Outra fonte próxima da autarquia afirmou que “a nossa preocupação é a prevenção” e “repudiamos quaisquer tentativas de aproveitamento político” sobre um problema muito sério, “em que a Câmara está a monitorizar e a fiscalizar os animais para que não exista problemas de saúde para quem visita e frequenta os parques públicos do concelho”.
Já Miguel Lacerda, da CascaisSea, divulgou no Instagram um vídeo captado esta terça-feira que mostra a presença de todos os animais no Parque da Quinta da Alagoa.
Recorda-se que a gripe das aves foi detetada há dias numa ave selvagem na Costa da Caparica, poucos dias depois em que foi confirmado também um foco numa capoeira doméstica em Setúbal.