BOMBEIROS do concelho de Cascais integram força de ajuda a Valência
CASCAIS- Os cinco Corpos de Bombeiros do concelho de Cascais integram com operacionais, veículos e equipamento, nomeadamente bombas de grande débito e especiais para a remoção de lamas, uma força conjunta que parte esta terça-feira, de manhã, de Vendas Novas, para Valência, Espanha, apurou Cascais24Horas.
A partida de esta força, que integra a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil, a Força Especial da Proteção Civil e o Regimento de Sapadores Bombeiros, bem como militares das forças armadas, surge duas semanas depois da tragédia, que assolou a comunidade autónoma do país vizinho.
Todo o material necessário às operações nas áreas mais afetadas em Valência vai ser transportado pelo Vale 4, no Módulo de Serviço Geral, do Corpo de Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, soube, ainda, Cascais24horas.
Recorda-se que os cinco Corpos de Bombeiros de Cascais estão equipados com material adquirido pelo município, nomeadamente 20 eletrobombas, para mitigar danos em situações de inundações e cheias, bem como de dois sistemas complementares, entre eles uma unidade de bombagem de alta capacidade de 17.500 litros/minuto, o que equivale a sete eletrobombas de 2.500 litros/minuto ou a 21 eletrobombas de 80 litros/minuto.
Como reforço dos meios, até ao final do ano o município estará ainda munido de um reboque para inundações, que inclui quatro eletrobombas de capacidade de 2.500 litros/minuto, para intervenção simultânea num local, por exemplo numa área de comércio como a baixa de Cascais ou de habitações.
A catástrofe que atingiu a região autónoma da comunidade valenciana- a terceira mais populosa no leste de Espanha- causou até ao momento 223 mortos devido às inundações de 29 de outubro, havendo ainda o registo provisório de, pelo menos, 50 pessoas dadas como desaparecidas.