15 de January, 2025
A HISTÓRIA do Palm Beach Club
Você Sabia?

A HISTÓRIA do Palm Beach Club

Jan 10, 2025

Restaurante, salão de chá, bar e dancing “Palm Beach Club”, localizado na Praia da Conceição, em Cascais, abriu as suas portas em 21 de junho de 1941.

O edifício de dois pisos onde se instalou o “Palm Beach” era inicialmente e oficialmente referido como Pavilhão restaurante – bar da Praia da Conceição, foi mandado construir pela “Comissão da Iniciativa e Turismo do Concelho de Cascais” em 1936, sob projecto do arquitecto Jorge Segurado (1898-1990). Foi arrendado em 8 de abril de 1937 por Leandro José Vélez que aí instalou e nigth club “Reserve de Cascais”.

O “Reserve de Cascais” era acima de tudo um nigth club, mantendo o bar e esplanada aberto durante o dia. Não durou muitos anos e em 1941 era substituído pelo famoso “Palm Beach”.

Pela mão do alemão Fred Wulff, o novo arrendatário, foi inaugurado em 21de junho de 1941 o “Palm Beacht Club” depois de terem sido efectuadas profundas obras de redecoração e adaptação a restaurante- dancing de luxo e a salão de chá, mantendo, contudo, o bar e esplanada. O intuito do novo proprietário deste espaço era quebrar a hegemonia do “Casino Estoril” na vida nocturna naquela zona, compreendida entre S. João do Estoril e Cascais.

Em 1950, o “Palm Beach Clube” passa para as mãos da firma proprietária dor restaurante-dancing “Tágide” em Lisboa. Um dos proprietários deste restaurante era Campos Ferreira, muito bem relacionado no mundo artístico e nocturno e que por sua vez era sócio da firma distribuidora de vinhos “A serra Campos Ferreira, Lda”, situada na Rua António Maria Cardoso ao Chiado o “Palm Beach Club” reabria a 1 de junho de 1950. Entre 1950 e 1956 a sua designação passaria a de “Palm Beach Club” para somente “Palm Beach”.

Enquanto o “Tágide” apresentava… “(…) criações e intervenções magnificas, conjuntamente com ensaios de dançamento e apoios e aplausos a espetáculos de variedades em que intervieram destacados cantores, ilusionistas, malabaristas, fadistas, aldrabilhas e outros artistas”.  Segundo o mesmo autor da citação anterior … o “Palm Beach” era bonito, mas era coisa ligeira, para principiantes e meninas em princípio de carreira.

No início de 1962 “O Palm Beach” encerraria as suas obras de renovação, tendo reaberto em 14 de Julho do mesmo ano. A propósito da sua reabertura o vespertino “Diário de Lisboa” referia:

Reabriu ontem o Palm Beach a excelente “boite” da Praia da Conceição, em Cascais, após alguns meses de encerramento para obras. Embora estas não se encontrem inteiramente terminadas, entrou já em funcionamento o terraço-jardim onde se encontra em actuação o excelente conjunto José Rosa. hoje, sem dúvida, o melhor saxofonista nacional.

A “boîte” propriamente dita cuja a decoração renovada foi um verdadeiro achado, deve de abrir as suas portas dentro de oito dias. Ali voltando a aparecer todas as vedetas que se apresentam na “Tágide” , anunciando em primeiro lugar a presença de Fred Calvo, o excelente cantor francês, que, no ano passado, tão grande êxito obteve entre nós.

Depois de grandes êxitos das décadas 60 e 70 do século XX, transformou-se num local de rock por onde passaram muitos DJ, até que ficou abandonado no início do século XXI. Viria a transformar-se na “Capricciosa Piza D.O.C & Co” inaugurada a 13 de outubro de 2010.

*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.

Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *