20 de October, 2025
VIVA CASCAIS. UM COMPROMISSO COM AS GERAÇÕES DE CASCAIS
Autárquicas2025 Destaques

VIVA CASCAIS. UM COMPROMISSO COM AS GERAÇÕES DE CASCAIS

Out 10, 2025
  1. SAÚDE E BEM-ESTAR PESSOAL

    Enche-nos de orgulho ver os nossos filhos a crescer com as melhores oportunidades, saber que temos um dos melhores sistemas de saúde municipal da Europa e aplaudir as conquistas dos nossos jovens em competições internacionais. Quando tudo está ao nosso alcance – saúde preventiva total e desporto de excelência – vivemos com uma tranquilidade que poucos lugares no mundo oferecem.
    Cascais vai ser o primeiro Ecossistema Integral de Desenvolvimento Humano da Europa. Isso significa que a melhor geração do continente vai crescer aqui.
    Em Cascais, o talento não emigra. O talento fica, cresce e inspira gerações.
    “Cascais é o concelho onde cada pessoa conta e onde cada talento encontra o seu
    lugar. Fizemos de Cascais o melhor concelho para viver em Portugal, com o melhor
    ecossistema humano do país. Queremos ser exemplo para a Europa.”
    Nuno Piteira Lopes

    REVOLUÇÃO DA SAÚDE PREVENTIVA TOTAL
  2. Sistema de Saúde Municipal Integral. Alargar o projecto “Bata Branca”, assegurando a todos os munícipes a possibilidade de ter médico de família municipal.
  3. Check-up Anual Integral. Garantir a todos os residentes uma consulta médica anual gratuita, com bateria completa de exames preventivos.
  4. Centro Europeu de Longevidade Ativa. Transformar Cascais na capital europeia do envelhecimento saudável, com programas inovadores acima dos 50 anos.
  5. Unidade de Saúde Digital Avançada. Implementar um sistema de teleconsultas de psicologia, nutrição, fisioterapia e medicina geral, disponível 24/7.
  6. Programa Municipal de Bem-estar Emocional. Fornecer apoio psicológico em todas as escolas, empresas e lares do concelho, através de uma rede municipal especializada.
  7. Programa Avançado de Apoio a Cuidadores. Assegurar formação, descanso e apoio psicológico para quem cuida de dependentes.
  8. Campus de Saúde Animal Integrada. Instalar o primeiro sistema municipal europeu, com consultas veterinárias municipais.
    DESPORTO E VIDA ATIVA DE EXCELÊNCIA
  9. Cascais em Movimento 2.0. Criar programas desportivos personalizados via app municipal.
  10. App Desportiva Municipal Gamificada, Sistema de Créditos Desportivos Municipais. Desenvolver uma plataforma que transforma atividade física e prática desportiva em missões e recompensas, conectada ao sistema Viver Cascais.
  11. Campus Desportivo Europeu. Construir novas instalações no Zambujeiro para receber competições internacionais, para formação de atletas de elite.
  12. Infraestruturas Desportivas de Referência. Construir um pavilhão multiusos internacional em Carcavelos e quatro pavilhões polidesportivos certificados.
  13. Semana Olímpica Júnior Internacional. Promover um evento anual com jovens atletas europeus.
  14. Certificação Europeia Clube Inclusivo. Criar um selo internacional para clubes que cumpram rigorosos critérios de acessibilidade e igualdade, certificados por entidades competentes como a AENOR Portugal.
  15. Centro de Alto Rendimento Universitário. Apoiar atletas de elite que se destaquem em modalidades como o rugby ou o surf com bolsas de estudo integrais.
  16. Liga Escolar Europeia. Lançar uma competição desportiva internacional entre escolas europeias, com sede em Cascais
  1. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E VIVÊNCIA DO TERRITÓRIO
    Cascais tem uma responsabilidade acrescida em matéria ambiental, já que somos guardiões de área protegida e de parte do Parque Natural Sintra-Cascais. Ao compromisso de zelar por estas zonas do nosso concelho, somamos agora uma ambição: ser o primeiro laboratório urbano regenerativo da Europa, que preserva e que ativamente melhora o ambiente global.
    O calendário e as metas são muito claros: até 2030 alcançamos neutralidade carbónica e até 2035 tornamo-nos completamente regenerativos, com o intuito de exportarmos oxigénio, biodiversidade e soluções ambientais para toda a Europa.
    Daqui em diante, cada árvore que plantarmos, cada solução circular que implementarmos cada inovação verde que desenvolvermos torna-se uma referência e um modelo que o mundo inteiro vai querer replicar.
    “O futuro de Cascais constrói-se na segurança que dá estabilidade às famílias, na
    qualidade do espaço público que aproxima vizinhos e gera comunidade e no valor
    insubstituível dos encontros cara a cara. Porque num mundo cada vez mais digital, o
    que verdadeiramente nos distingue e nos marca são os momentos que partilhamos.”
    Nuno Piteira Lopes

    NEUTRALIDADE CARBÓNICA E REGENERAÇÃO AMBIENTAL
  2. 15m2 de Verde por Habitante. Alcançar, até 2030, a meta de 15m2 de espaços verdes per capita – isto depois de termos atingido os 12m2 por habitante.
  3. Projeto Europeu Cidades-Esponja. Criar um programa para resolver o problema das cheias urbanas.
  4. Corredores Ecológicos Transnacionais. Desenvolver um plano de reflorestamento com espécies nativas do concelho e de reforço do controlo de espécies invasoras.
  5. 100% Energia Renovável Municipal. Alimentar todos os edifícios e equipamentos municipais com energia limpa – a meta é 2029.
  6. Rede Europeia de Carregamento Elétrico. Aumentar a rede de carregamento elétrico municipal, superando o programa implementado pelo Estado central.
  7. Programa de Eficiência Energética Residencial Total. Apoiar, técnica e financeiramente, a transformação de todas as habitações do concelho em edifícios de energia positiva, com a colocação de telhados de energia renovável.
  8. Zero Plástico Município 2030. Continuar a eliminar plásticos descartáveis das atividades municipais e incentivar a transição empresarial.
  9. Programa “Zero Waste” Municipal Radical. Eliminar totalmente, até 2032, os resíduos não recicláveis.
  10. Sistema Inteligente de Monitorização Ambiental. Aumentar a rede de sensores IoT que monitoriza em tempo real a qualidade do ar, água e solo.
    REGENERAÇÃO AVANÇADA DE ESPAÇOS PÚBLICOS
  11. Jardins-Escola Pedagógicos. Dotar todas as escolas de jardins projetados pelos próprios estudantes, enquanto laboratórios de sustentabilidade.
  12. Equipamento Infantil Regenerativo Universal. Construir parques infantis com materiais reciclados e designbiofílico em todos os bairros.
  13. Hortas Urbanas Comunitárias Produtivas. Implementar um sistema de agricultura urbana que garanta 20% dos vegetais consumidos localmente.
  14. Programa Municipal de Apicultura Urbana. Instalar uma rede de colmeias urbanas que contribua para a polinização e produção local de mel.
  15. Rede de Bebedouros Inteligentes. Aumentar o sistema de hidratação pública.
  16. Mercados de Produtores Locais Permanentes. Incrementar os mercados semanais em cada freguesia, com produtos exclusivamente locais e biológicos.
  17. Corredores Verdes Inteligentes. Aprofundar o Plano de Renaturalização Urbana de Cascais, criando redes conectadas para mobilidade ativa com sistemas de sombreamento e purificação do ar.

ECONOMIA CIRCULAR AVANÇADA E INOVAÇÃO VERDE

  1. Sistema Pneumático de Recolha de Resíduos. Reduzir, gradualmente, os camiões do lixo, através de um sistema subterrâneo e automático.
  2. Programa Integral de Reutilização de Águas. Implementar um sistema de dessalinização de água e um sistema que reutiliza 90% da água consumida no município, reduzindo a pegada ambiental e o custo ao consumidor.
  3. Programa de Compostagem Doméstica Universal. Dotar todos os lares de sistema de compostagem que possa alimentar hortas urbanas.
    PROTEÇÃO MARÍTIMA E BIODIVERSIDADE AVANÇADA
  4. Recife Artificial Gigante Biodiverso. Criar o maior recife artificial da Europa, entre Porto de Lisboa e Cabo Raso, para regeneração marinha.
  5. Task-force Marítima Europeia. Constituir equipas locais para proteção do Atlântico Norte, coordenadas com as autoridades nacionais.
    SUSTENTABILIDADE E REGENERAÇÃO DE FUTURO
  6. Observatório Europeu das Alterações Climáticas. Criar, em articulação com o ensino universitario, um centro de investigação que desenvolva soluções de adaptação climática.
  7. Programa de Agricultura Urbana Profissional Certificada. Conceber um programa de produção agrícola local que garanta a segurança alimentar dos munícipes e exporte conhecimento.
  8. Programa de Mobilidade Elétrica Municipal Total. Concluir a eletrificação completa da frota municipal.
  9. Escolas Regenerativas 100%. Ter todas as escolas a funcionar como pequenos ecossistemas auto sustentáveis, com energia renovável, hortas pedagógicas e educação ambiental prática.
  1. EDUCAÇÃO PARA TODAS AS GERAÇÕES E VALORIZAÇÃO DO TALENTO HUMANO: A GERAÇÃO CASCAIS
    A aposta que temos vindo a fazer nos mais jovens contribuiu para que Cascais seja hoje uma vila comunitária ativa, onde todos têm a oportunidade de participar. Devido à confiança que depositámos na Geração Cascais, fomos Capital Europeia da Juventude. Fomos Capital Portuguesa do Voluntariado. Pela atitude que adotámos e pelas iniciativas que promovemos, passámos a ser uma referência nacional para os jovens.
    No próximo mandato temos o dever de manter este eixo estruturante e tão diferenciador. Por isso, vamos preparar uma nova geração de cascaenses que partilhe connosco a coragem, a visão e a vontade de fazer mais e melhor pela nossa terra. Vamos apostar na educação, na formação e na solidariedade social. Queremos que a nova geração promova a cultura cascaense e que veja em Cascais a sede do seu futuro.
    “A Geração Cascais é a nossa maior força. É o maior motivo para servir Cascais.
    Quando os jovens participam na causa pública e se envolvem nas decisões, a
    comunidade ganha energia, a vida cívica ganha espírito crítico. Jovens ativos são
    capazes de transformar identidade em desenvolvimento, em coesão social. São eles
    que, com criatividade e irreverência, garante o nosso futuro.”
    Nuno Piteira Lopes

EDUCAÇÃO PARA TODOS

  1. Universalidade Pré-Escolar Total. Alargar a rede pública de Pré-Escolar.
  2. Plano Estratégico Educativo Municipal. Rever o Plano Estratégico Educativo Municipal, tendo em vista a criação de novos programas e de novos projetos educativos nas escolas públicas dos ensinos primário e secundário.
  3. Caminhos para a Inclusão. Dotar as escolas de mecanismos e equipamentos que assegurem a inclusão de jovens com necessidades educativas especiais.
  4. Futuro para Todos. Estabelecer parcerias com empresas com estágios dirigidos a pessoas com necessidades educativas especiais.
  5. Rede Escolar Reforçada. Alargar a rede escolar, através da construção de escolas de ensino básico e secundario em conformidade com os resultados decorrentes da revisão da Carta Educativa
  6. Estratégia Local Brincar e Aprender ao Ar Livre. Alargar a Rede de Espaços Lúdicos de educação não formal.
  7. Preservar o Parque Escolar. Manter o investimento anual na requalificação, manutenção e conservação dos equipamentos e dos espaços escolares.
  8. Parceria com Escolas do Ensino Privado. Consolidar parcerias com as escolas do ensino privado através de programas e recursos municipais existentes.
  9. Formação do Pessoal Docente e Não Docente. Apostar em formações e programas que promovam o bem-estar dos funcionários, docentes e não-docentes.
  10. Programa de Apoio ao Alojamento dos Docentes Escolares. Alargar o programa de Apoio ao Alojamento dos Docentes Escolares.

REVOLUÇÃO EDUCATIVA INTERGERACIONAL

  1. Universidade Popular Intergeracional de Cascais. Fundar a primeira instituição europeia onde crianças, jovens, adultos e seniores aprendam juntos, em projetos colaborativos.
  2. Programa de Mentoria Universal. Promover um sistema que dê a cada estudante a oportunidade de ter três mentores: um jovem universitário, um profissional de sucesso e um sénior com experiência.
  3. Academia Europeia de Jovens Líderes. Lançar um programa de formação com intercâmbios nas melhores academias europeias de liderança.
  4. Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Alargar as Bolsas de Estudo para os estudantes do Ensino Superior.
  5. Bolsas de Empreendedorismo Universitário. Criar um fundo municipal para investir em projetos de finalistas universitários.
  6. Mais Residências Universitárias de Excelência. Aumentar o número de camas e quartos nas residências universitárias do Mosteiro de Santa Maria do Mar e do Cascais Living Hub.
  7. Campus Universitário Internacional de Excelência. Atrair para o concelho pólos das melhores universidades mundiais.
  8. Valorização do Ensino Técnico Profissional. Continuar a aposta em programas e cursos de incentivo ao Ensino Técnico Profissional.
  9. Inovação Pedagógica. Desenvolver um projecto que facilite a implementação de novas metodologias de ensino.
  10. Programa Regresso à Escola +60. Recrutar seniores como professores e mentores em escolas, partilhando conhecimento de vida e experiência profissional

CULTURA VIBRANTE E IDENTIDADE GLOBAL

  1. Campus Cultural Internacional. Construir um complexo com novo teatro municipal, sala de espetáculos e auditório que receba produções nacionais e europeias de excelência.
  2. Centro de Excelência Multiusos Internacional. Potenciar o Hipódromo, Autódromo e Centro de Congressos como referências europeias de eventos.
  3. FIARTIL Cultural Global. Criar residências artísticas internacionais e abrir o parque à fruição publica.
  4. Festival Internacional de Teatro. Lançar um evento anual que atraia as melhores companhias de teatro da Europa e que promova a profissionalização das artes locais.
  5. Laboratórios Culturais de Bairro. Abrir centros criativos nos bairros periféricos com oficinas, exposições e programas de inclusão social.
  6. Forte de Santo António da Barra. Investir num espaço museológico interativo, com selo de qualidade mundial.
  7. Programa de Arte Pública Interativa. Promover instalações artísticas que integrem tecnologia e participação cidadã.
  8. Feira dos Livros. Retomar as edições da Feira do Livro descentralizada.
    VALORIZAÇÃO DO TALENTO HUMANO
  9. Programa Económico de Retenção de Talento Europeu. Dar incentivos a licenciados internacionais que queiram e possam criar valor económico no concelho.
  10. Programa de Intercâmbio Cultural Global. Celebrar parcerias com cidades gémeas em todos os continentes para troca de experiências e conhecimento.
  11. Centro Europeu de Liderança Feminina. Desenhar programas de formação específicos que posicionem mulheres cascaenses em posições de liderança internacional.
  12. Centro de Excelência em Inclusão e Diversidade. Ser um referência europeia em programas para minorias e pessoas com necessidades especiais.

AÇÃO SOCIAL

  1. Bolsas Sociais-Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Alargar as Bolsas Sociais ERPI.
  2. Programa de Voluntariado Corporativo Internacional. Ligar empresas multinacionais a projetos sociais locais, através de programas de responsabilidade social.
  3. Promoção da Economia Social. Consolidar o apoio a entidades do terceiro setor, amplificando a sua relevância na economia local.
  4. Cascais Inclui+. Reforçar a promoção dos apoios de inclusão para pessoas com deficiência, em todas as fases da sua vida.
  5. Envelhecimento Ativo. Continuar a apoiar as entidades do 3º. Sector nomeadamente no que diz respeito a programas de incentivo e promoção do envelhecimento activo.
  6. Reforço do Apoio Alimentar. Continuar a assegurar, em parceria com as entidades e consoante a condição de vida no momento, a dignidade de cada um nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao apoio alimentar.
  7. Combate à Violência Doméstica. Reforçar a prevenção, a proteção e o apoio às vítimas de violência doméstica, através da APAV e da associação Espaço V.
  1. PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL
    Saber que cada euro dos nossos impostos é otimizado, que temos voz ativa real em todas as decisões que nos afetam e que ser bom cidadão é valorizado pela participação de cada um na sua comunidade dá-nos a tranquilidade de vivermos numa autarquia democraticamente avançada.
    O nosso revolucionário Viver Cascais (Sistema de Cidadania recompensada) vai ser estudado por toda a Europa como modelo de governação participativa do século XXI. Cada cascaense deixa de ser apenas eleitor para se tornar um co-governante ativo da sua própria cidade.
    “Cada cascaense merece uma liderança que coloca as pessoas no centro da
    decisão. Uma liderança que usa a tecnologia para aproximar em vez de nos dividir;
    que usa os processos para servir melhor cada família; que reflete sobre a forma
    como cada decisão pode impactar ou melhorar a vida dos munícipes”.
    Nuno Piteira Lopes

    VIVER CASCAIS – CIDADANIA RECOMPENSADA
  2. Sistema de Créditos Viver Cascais Inteligente. Atribuir créditos por boas práticas (voluntariado, mobilidade sustentável, participação cívica, doação de sangue, ações ambientais) e que podem ser convertidos em situações como redução de taxas municipais, acesso gratuito a eventos culturais e desportivos, descontos em transportes e formações exclusivas.
  3. App Viver Cascais. Dotar a plataforma com IA que permita reportar problemas com geolocalização automática e acompanhe o impacto real da participação cívica.
  4. Programa Cascaense do Ano. Reconhecer, com prémios significativos, os cidadãos mais ativos na regeneração comunitária.
  5. Rede de Embaixadores de Bairro Profissionais. Remunerar cidadãos que facilitem a comunicação entre a comunidade e a autarquia.

DIGITALIZAÇÃO TOTAL, TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

  1. Digitalização Total. Implementar sistemas de assistência virtual inteligente que auxiliem os procedimentos administrativos online.
  2. Auditoria e Transparência Total. Iniciar negociações com o Governo e com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para a criação, junto da Câmara Municipal, de um Gabinete que possa auditar processos urbanísticos, contratos e demais decisões administrativas.
  3. Sistema de Segmentação Inteligente de Serviços. Personalizar comunicação e serviços municipais adaptados aos diferentes perfis demográficos, usando tecnologia para servir melhor cada cascaenses.
  4. Centro de Estudos Municipais Avançado. Promover uma Investigação com universidades europeias para otimizar políticas públicas.
    DEMOCRACIA PARTICIPATIVA AVANÇADA
  5. Orçamento Participativo Alargado. Aumentar a participação no que é decidido diretamente pelos cidadãos, através de votação digital e presencial.
  6. Programa de Estágios Internacionais em Administração. Promover um intercâmbio global de funcionários municipais para partilha de boas práticas.
  7. Laboratórios de Inovação Cidadã. Patrocinar FabLabs, onde cidadãos prototipam soluções para desafios municipais com apoio técnico.
    GOVERNAÇÃO DE EXCELÊNCIA EUROPEIA
  8. Sistema de Alertas Preventivos com IA. Antecipar, com Machine learning, problemas municipais antes que se tornem críticos.
  9. Observatório da Satisfação Cidadã Internacional. Promover uma monitorização comparativa com padrões europeus de excelência.
  10. Centro de Dados Abertos Europeu. Disponibilizar dados municipais para investigação e inovação.
  11. Sistema de Gestão por Resultados Exportável. Apresentar um Software de gestão municipal, desenvolvido localmente e vendido globalmente

EQUILÍBRIO HABITACIONAL E LIBERDADE DE MOVIMENTO
Saber que temos um concelho onde todos podem viver, onde a mobilidade sustentável é uma prioridade e onde o património é preservado é o que faz de Cascais o modelo autárquico de bem-estar social em Portugal.
No próximo mandato o desafio passa pela integração dos comboios na iniciativa MOBI Cascais, por privilegiar a regeneração urbana sem ampliar as manchas habitacionais e pelo aprofundando da Estratégia Local de Habitação.
“Cascais é uma terra vibrante, com uma identidade muito própria, onde tradição
e modernidade coexistem de forma única. Precisamos de continuar a investir na
habitação pública acessível, sobretudo para os jovens e as famílias que querem viver
e trabalhar em Cascais, sedeando aqui o seu projeto de vida. Cascais tem de ser
sinónimo de casa para todas as gerações.”
Nuno Piteira Lopes

PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE ROSTO HUMANO DE CASCAIS

  1. Primeiro Plano de Ordenamento Urbano de Rosto Humano de Portugal. Criar uma estratégia municipal pioneira que mapeie e responda às necessidades de cada segmento populacional (crianças, jovens, adultos, seniores), à semelhança do Plano Diretor Municipal para o território.
  2. Regeneração Urbana. Aprofundar a aposta na regeneração urbana do concelho, em detrimento da ampliação da mancha habitacional.
    HABITAÇÃO PARA TODOS
  3. Programa de Habitação para Todos. Criar novas centralidades de habitação acessível para os cascaenses.
  4. Programa de Habitação Intergeracional Inovadora. Desenvolver soluções habitacionais que promovam convivência entre gerações

CASCAIS EM MOVIMENTO – MOBILIDADE 2.0

  1. Comboio Integrado e Gratuito. Integrar os comboios da linha de Cascais no programa de mobilidade MOBI.
  2. Circulação Dinâmica. Criar um corredor prioritário na A5, no acesso Cascais – Lisboa.
  3. Programa de Estacionamento Inteligente Dinâmico. Avançar para uma gestão automática de estacionamento com tecnologia IoT exportável.
  4. Rede de Corredores Pedonais Seguros Certificada. Implementar um sistema de mobilidade pedonal que certifica outras cidades mundialmente.
  5. Centro de Excelência em Acessibilidade Universal. Estudar e implementar metodologias de inclusão que transformem Cascais na cidade mais acessível da Europa.

SEGURANÇA
Circular tranquilamente nas ruas e nos parques, sentir proteção municipal nas praias e ter confiança nas forças de segurança municipal que nos protegem é o que faz de Cascais um dos concelhos mais seguros do país. Quando vivemos numa comunidade segura a nossa sensação de bem-estar aumenta e, por oposição, ninguém consegue ser feliz num sítio onde não se sente seguro.
Em Cascais, a segurança vai continuar a ser uma prioridade. Com reforço de vigilância policial nas ruas, nos parques e nas praias, Cascais vai ser o modelo local de bem-estar social a nível europeu.
“Sentir-se seguro quando caminha pelas ruas, quando sai tarde do trabalho ou quando
quer ter momentos de lazer ao ar livre é essencial para que os cidadãos possam
exercer plenamente os seus direitos e responsabilidades. Considero que investir em
segurança é investir na liberdade do cidadão, é proporcionar-lhe qualidade de vida.”
Nuno Piteira Lopes

PLANO MAIS SEGURANÇA

  1. Projeto de Reforço Policial em Espaços Públicos. Aumentar o número de efetivos policiais em praias e parques, urbanos públicos.
  2. Aumento de Vigilância. Colocar mais 400 câmaras de vigilância em Cascais.
  3. Mais Competências, Mais Segurança. Reforçar as competências da Polícia Municipal de Cascais e coordenar a intervenção policial em praias com a Polícia Marítima Portuguesa.
  4. Requalificação de Instalações Policiais. Prosseguir com a requalificação de postos e esquadras da Polícia Municipal de Cascais.
  5. Reforço do Apoio Psicológico das Forças de Segurança Municipal. Criar um plano de apoio psicológico e psiquiátrico dirigido, exclusivamente, a membros da Polícia Municipal de Cascais.
  6. Melhoria do Policiamento nas Escolas. Garantir a presença assídua de efetivos policiais nas escolas, melhorando os canais de comunicação entre a Câmara Municipal de Cascais, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia Municipal e a Polícia de Segurança Pública.
  1. ECONOMIA E INVESTIMENTO: MARCA CASCAIS

    Ter o primeiro emprego numa start-up internacional instalada em Cascais, ver os nossos empreendedores conquistarem mercados europeus e saber que investidores de todo o mundo escolhem o nosso concelho para testar o futuro enche-nos de orgulho e de expectativa em relação ao futuro. Afinal, quando as empresas crescem aqui, toda a comunidade beneficia. Quando o mundo fala de cidades inteligentes e sustentáveis, fala de Cascais.
    Não queremos apenas atrair investimento. Queremos ser o destino obrigatório na Europa para quem quer testar o futuro da economia, da tecnologia e da sociedade. Cascais vai ser sinónimo de inovação europeia.
    “O nosso magnetismo não nasce apenas da nossa beleza natural, mas da
    combinação única entre identidade local e inovação global, entre a autenticidade de
    uma vila costeira e a sofisticação de um hub internacional.”
    Nuno Piteira Lopes

    ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO ESTRATÉGICO INTERNACIONAL
  2. Fundo Cascais Investe Europa. Lançar um fundo municipal para coinvestimento em projetos que posicionem Cascais na vanguarda europeia.
  3. Entidade Única de Investimento Internacional. Abrir um balcão único com representação em capitais europeias para atrair grandes investidores.
  4. Fast-track Licenciamento. Garantir celeridade para investimentos geradores de emprego qualificado.
    APOIO A STARTUPS E EMPRESAS LOCAIS
  5. Incubadora Europeia de Empresas Sociais e Start-ups Tecnológicas. Continuar o apoio a start-ups com impacto social positivo e a start-ups especializadas em deep-tech.
  6. Programa de Sucessão Empresarial Familiar. Fornecer apoio especializado para transições geracionais em empresas familiares.
  1. Programa de Intercâmbio Empresarial Internacional. Facilitar parcerias estratégicas entre empresas locais e multinacionais.
  2. Propriedade Intelectual de Empresas Locais e Sustentáveis. Acelerar o apoio ao registo e proteção de patentes locais e sustentáveis para exportação europeia e transferência de PI das universidades.
    DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E CLUSTERS ESPECIALIZADOS
  3. Distritos Comerciais Inteligentes. Organizar o comércio por clusters de interesse nas 4 freguesias, com marketing conjunto internacional.
  4. Eixo Aeroporto-Tires Internacional. Desenvolver um plano estratégico para hub aeronáutico e turismo de negócios europeu.
  5. Cluster Europeu da Economia Prateada. Apostar na especialização de Cascais no setor do envelhecimento ativo, com exportação de soluções.
  6. Hub de Economia Azul. Estimular a criação de start-ups vocacionadas para as tecnologias marítimas e oceânicas com projeção atlântica.
    MARCA CASCAIS INTERNACIONAL
  7. Cascais Innovation Week Global. Organizar um evento anual que posicione Cascais e coloque o concelho no calendário mundial da inovação tecnológica.
  8. Programa de Embaixadores Globais. Criar uma rede de 500 líderes internacionais que promovem Cascais como destino de investimento.
    TURISMO SUSTENTÁVEL E DE VALOR INTERNACIONAL
  9. Programa de Turismo Acessível Total. Criar um sistema que garanta uma experiência completa para pessoas com necessidades especiais.
  10. Taxa Turística Reinvestida 100%. Continuar a aplicar todas as receitas em infraestruturas e serviços que beneficiem diretamente os munícipes.
  11. Fundo de Requalificacao. Aplicar parte das verbas da taxa turística num Fundo de Requalificacao de Oferta que, através da aquisição de património, dote os centros das freguesias de um mix de oferta que coincida com a estratégia municipal.
  12. Programa Vizinho-Turista Premium. Proteger o comércio tradicional, através de circuitos turísticos que beneficiem a comunidade local.
  13. Monitorização Inteligente de Capacidade. Ativar sensores IoT que gerem fluxos turísticos e protegem zonas residenciais.
  14. Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Estreitar a parceria entre esta instituição, a Universidade Nova de Lisboa e a Autarquia de Cascais de forma a posicionar esta escola como referência mundial na área.
    MARCA CASCAIS EXEMPLO EUROPEU DE QUALIDADE DE VIDA
  15. Candidatura a Capital Europeia da Qualidade de Vida. Reconhecimento oficial da União Europeia de Cascais como referência continental

SISTEMA DE TRANSFORMAÇÃO COM HORIZONTE DE 10 ANOS
2025-2027: CONSOLIDAÇÃO DA LIDERANÇA NACIONAL
FASE 1 – FUNDAÇÕES SÓLIDAS

y Implementação das medidas fundamentais
y Consolidação Viver Cascais Cidadania Recompensada
y Arranque dos projetos de neutralidade carbónica
y Criação dos centros de excelência municipais
y Estabelecimento das parcerias europeias estratégicas
INDICADORES DE SUCESSO 2027
y Primeira posição nacional em todos os rankings de qualidade de vida
y Sistema de participação cidadã com +50% de adesão da população
y 50% de redução das emissões de carbono
y 5 centros de excelência em funcionamento
y Notoriedade internacional em 10 países europeus
2028-2030: SALTO PARA REFERÊNCIA EUROPEIA
FASE 2 – LIDERANÇA CONTINENTAL

y Neutralidade carbónica alcançada em 2030
y Sistema de democracia participativa como referência europeia
y Campus universitário internacional em funcionamento
y Hub de inovação tecnológica estabelecido
y Rede de embaixadores globais ativa
INDICADORES DE SUCESSO 2030
y Top 5 cidades europeias em qualidade de vida
y Neutralidade carbónica certificada
y 100 start-ups internacionais instaladas
y 20 universidades parceiras europeias
y Centro de conferências com 50 eventos internacionais/ano

2031-2035: CONSOLIDAÇÃO COMO EXEMPLO EUROPEU
FASE 3 – REFERÊNCIA CONSOLIDADA

y Município completamente regenerativo (carbon negative)
y Modelo de governação exportado para cidades mundiais
y Centro europeu de excelência em bem-estar urbano
y Candidatura a Capital Europeia da Qualidade de Vida aprovada
y Marca Cascais reconhecida como exemplo europeu
INDICADORES DE SUCESSO 2035
y Top 3 cidades europeias em qualidade de vida
y Cidades que aplicam metodologias desenvolvidas em Cascais
y 10.000 estudantes internacionais/ano nos programas de Cascais
y Receitas de exportação de conhecimento.
y Reconhecimento oficial UE como exemplo europeu de qualidade de vida

UM COMPROMISSO PARA TODA A VIDA
O compromisso que aqui apresento não é apenas um compromisso político. É um compromisso de vida.
Assumo perante cada cascaenses que os próximos 10 anos serão integralmente dedicados a uma transformação histórica que vai elevar Cascais à condição de modelo. Queremos ser e vamos ser uma referência de qualidade de vida e bem-estar no continente europeu.
Sou um homem de palavra. A minha promessa pessoal é dedicar a próxima década a Cascais. Vão ver-me pelas ruas, vão ouvir-me prestar contas todos os trimestres, vão saber-me empenhado na construção de uma liderança que transcenda objetivos individuais ou partidários. A minha agenda é Cascais e a minha missão é preparar o concelho para liderar o século XXI.
Não é tarefa para um homem só nem ambição para se esgotar num ciclo político. É um pacto entre gerações – a passada, a presente e a futura – toca aqueles que querem ver o seu legado amplificado, os que querem ver os seus esforços presentes multiplicados e os que merecem herdar um território preparado para os próximos 50 anos.
Sou um homem de ação, de fazer acontecer. Sei de onde venho e sei exatamente para onde quero ir. As 2 décadas de experiência autárquica mostraram-me todos os caminhos e, principalmente, ensinaram-me a diferença que faz caminhar acompanhado.
Tenho um plano, uma equipa, uma ambição. Quero que daqui resulte uma transformação sem precedentes em Portugal, que coloque Cascais no topo das cidades europeias e mundiais.
A visão que tenho sobre como será Cascais daqui por uma década só se vai concretizar se cada um de vós contribuir de forma ativa. E importa recordar que o futuro – seja da nossa vida individual seja da nossa vida em comunidade – não é algo que devamos deixar que se desenrole diante dos nossos olhos. O futuro é uma responsabilidade, depende de nós e das nossas escolhas.
Eu escolho Cascais. Para a vida toda.
Cascais, 11 de setembro de 2025
Nuno Piteira Lopes

NOTA METODOLÓGICA

Este compromisso aglomera e expõe medidas concretas e mensuráveis, organizadas em 5 eixos estratégicos fundamentais para promover uma transformação na próxima década. Cada medida foi desenvolvida com base em:
y Benchmarking internacional com as melhores práticas europeias,
y Análise de viabilidade técnica e financeira com recursos municipais otimizados,
y Consulta a especialistas em cada área de intervenção,
y Feedback da comunidade recolhido ao longo de dois anos,
y Experiência executiva de duas décadas em gestão municipal.
A nossa diferença não está apenas na ambição das metas; está nas provas que já demos de que temos capacidade para as alcançar.
Cascais merece continuar a liderar. Com esta equipa; com esta experiência; com este compromisso decenal e estas medidas transformadoras, não vai apenas continuar no topo nacional – vai tornar-se o exemplo europeu de qualidade de vida.
Porque estar no topo não é destino e liderar não é ocupar um lugar. É abrir caminho, antecipar o futuro e servir melhor as pessoas, todos os dias.

  • ESTE FOI UM ESPAÇO OFERECIDO POR CASCAIS24HORAS A TODOS OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES DO DIA 12 DE OUTUBRO DE 2025, COM A PUBLICAÇÃO NA INTEGRA DOS SEUS PROGRAMAS PARA GOVERNAR O CONCELHO DE CASCAIS NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

*Com o espaço dedicado ao candidato Nuno Piteira Lopes, da coligação VIVA CASCAIS, CASCAIS24HORAS termina o ciclo oferecido a todos os candidatos que vão a votos no próximo domingo. Acreditamos ter contribuido, com independência, transparência e pluralismo, para que os milhares de leitores/eleitores ao conhecerem ao pormenor as propostas dos candidatos possam escolher e votar em consciência! SERVIÇO PÚBLICO CUMPRIDO!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *