
O VI RALLY INTERNACIONAL DE LISBOA-ESTORIL, que consagrou o piloto Joaquim Filipe Nogueira

Remonta a 1947 a origem dos Rallyes Automóveis organizados pelo Automóvel Club de Portugal e que tanto prestígio granjearam para o nosso país nos meios automobilísticos de competição, particularmente a partir de 1967, quando a sua organização passou a ter associada a companhia aérea TAP.
Não é este o lugar, nem eu sou de modo nenhum a pessoa indicada para o efeito, onde fazer a história detalhada deste evento. Aquilo que levarei até aos meus leitores será tão-somente um apontamento sobre o VI Rally Automóvel Internacional de Lisboa – Estoril, porque adquiri recentemente um bilhete-postal da Colecção ArteNatura, da A N Press, impresso que reproduz a capa do Programa daquela competição.
Infelizmente, o autor do grafismo não está identificado, mas é um trabalho de excelente qualidade, como, aliás, e durante bastantes anos, sucedia com quase todas as peças oficiais de promoção das nossas actividades com incidência turística.

Este VI Rally Internacional decorreu de 21 a 26 de Maio de 1952, com o anúncio de que o valor dos prémios havia sido aumentado e o regulamento apresentava modificações que os concorrentes muito iriam apreciar. Nele participaram mais de uma centena de corredores provenientes de todo o mundo, divididos em partidas por cidades como Londres, Milão, Bruxelas, Monte Carlo, Berna, Madrid, Amesterdão, Frankfurt, Porto e Lisboa.
Na classificação final, o pódio foi brilhantemente repartido por três portugueses:
1º – Joaquim Filipe Nogueira e Joaquim Tojal, conduzindo um “Porsche 356” 1500
2º – Conde Monte Real e co-equipier não nomeado, num “Allard P1”
3º – Fernando de Mascarenhas e co-equipier não nomeado, num “Porsche 356” 1500
Com esta vitória, Joaquim Filipe Nogueira, que já fora o 1º classificado no ano anterior (conduzindo um “Jowett Jupiter”) e voltaria a sê-lo em 1953, além de alcançar um 2º lugar em 1950 (com um “MG”), confirmou-se como um piloto de nível verdadeiramente internacional, o melhor português desta época.
Resta-me acrescentar que o Automóvel Club de Portugal contou, na organização, com a colaboração de diversos Automóveis Clubes filiados na F.I.A. – Federação Internacional do Automóvel e o apoio da Sociedade de Propaganda da Costa do Sol e dos jornais “Diário de Notícias” e “O Século”.
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
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