![CASCAIS, Acelera!](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/CarlosPaivaRaposoILCascais.jpg)
CASCAIS, Acelera!
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/CarlosPaivaRaposoILCascais.jpg)
Em 2025, os cascaenses serão chamados a escolher o tipo de concelho em que querem viver, estudar e trabalhar. É a minha esperança que, entre todas as forças políticas, o debate seja construtivo, positivo e ambicioso.
Cascais tem todas as condições para ser um concelho de referência nacional e internacional, mas para isso precisamos de acelerar! A inovação, a eficiência e a liberdade individual devem ser os pilares do nosso desenvolvimento.
Aceleração de Licenciamentos e Redução da Burocracia.
A morosidade burocrática é um dos principais entraves ao desenvolvimento económico e à inovação. Processos administrativos complexos e demorados afastam investimento e dificultam a vida dos cidadãos e das empresas. Entre as soluções liberais que poderiam fazer a diferença, a Iniciativa Liberal defende o “silêncio positivo” nos processos de licenciamento, garantindo que, caso não haja resposta dentro de um prazo estipulado, a aprovação seja concedida automaticamente. Defendemos também o fim da derrama municipal, reduzindo a carga fiscal, com vista a gerar mais crescimento, emprego e oportunidades para os cascaenses.
Além disso, a digitalização total dos serviços públicos aumentaria a transparência, reduziria a corrupção e facilitaria a vida dos cidadãos e empresários. A tecnologia permite simplificar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência. Cascais deve ser um exemplo de inovação administrativa, apostando em plataformas digitais que eliminem burocracias desnecessárias.
Habitação: Mais Oferta, Menos Barreiras
A escassez de habitação acessível é um desafio crescente. A solução passa por facilitar a construção, reduzindo a burocracia e criando incentivos fiscais para promotores e investidores. Quanto mais oferta houver, mais os preços se tornam competitivos e acessíveis. O concelho de Cascais tem espaço para que se possa construir mais, de Tires a Alcabideche, da Abóboda a São Domingos de Rana, entre outros locais onde a urbanização pode ser impulsionada de forma sustentável.
Uma política liberal na habitação significa também permitir maior flexibilidade no uso do solo e na tipologia de construção. Devemos dar espaço para novos modelos habitacionais, como habitação modular e cooperativas de construção. Com um mercado menos regulado e mais dinâmico, as famílias jovens poderão finalmente encontrar casas a preços acessíveis em Cascais.
As políticas liberais fazem falta a Cascais.
Cascais pode e deve acelerar. O futuro do concelho depende das escolhas que fizermos agora. Chegou o momento de apostar numa política de menos burocracia, mais liberdade, mais emprego.
O caminho está à nossa frente, só precisamos de vontade e determinação para seguir em frente.
– Os artigos de OPINIÃO publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de CASCAIS24HORAS